Barra de localização

A barra de localização, que pode ser encontrada na parte superior da área de exibição do Dolphin, mostra a localização da pasta atual. A barra de localização possui dois modos.

Modo de Navegação

No modo de navegação, que é o padrão, cada nome de pasta no caminho até a pasta atual é um botão que pode ser clicado para abrir rapidamente essa pasta. Além disso, clicar no símbolo > à direita de uma pasta, irá abrir um menu que permite-lhe abrir rapidamente uma subpasta dessa pasta.

Barra de localização no modo de navegação.

Barra de localização no modo de navegação.

Modo de Edição

Quando estiver no modo de navegação, clicar na área vazia à direita do caminho com o botão esquerdo do mouse, irá mudar a barra de localização para o modo de edição, no qual você poderá editar o caminho com o teclado. Para voltar para o modo de navegação, clique na marcação à direita da barra de localização com o botão esquerdo do mouse.

Barra de localização no modo de edição.

Barra de localização no modo de edição.

Uso de kioslaves

Se a barra de localização estiver vazia no modo de edição, irá aparecer uma lista em frente à barra com todos os kioslaves disponíveis no seu sistema. Kioslaves são programas incorporados ao KDE, que adicionam suporte a diversos protocolos, tanto no Dolphin quanto em outros aplicativos do KDE.

Por exemplo, com o kioslave fish, o Dolphin pode ser usado para gerenciar arquivos e pastas em uma máquina remota que esteja acessível por SSH. Para isso, você deve digitar fish://usuário@servidor na barra de localização. Pode ser feito um gerenciamento de arquivos remotos semelhantes em máquinas que estejam acessíveis pelos protocolos FTP, NFS, SFTP, SMB (CIFS) ou WebDAV.

Também é possível usar a lista de kioslaves para acessar as Configurações do Sistema, fontes, Lixeira e outros programas e dispositivos conectados ao seu computador. Veja a lista a seguir para conhecer todos os recursos disponíveis pelos kioslaves no seu sistema.

Barra de localização mostrando a lista de kioslaves disponíveis.

Lista de kioslaves disponíveis.

Locais e contexto

Se o painel Locais estiver oculto, em ambos os modos aparece um ícone adicional à frente do caminho. Você pode clicar no ícone com o botão esquerdo do mouse para abrir um menu que oferece o acesso rápido aos locais e aos dispositivos de armazenamento. Leia a seção sobre o painel Locais para obter mais detalhes.

Barra de localização com o ícone dos Locais

O menu de contexto da barra de localização oferece ações para mudar o modo e para copiar e colar a localização usando a área de transferência. Assinale a última opção neste menu de contexto para mostrar a localização completa, iniciando pela pasta raiz do sistema de arquivos ou para mostrar o caminho, iniciando no item de locais atual.

Menu de contexto da barra de localização