Área de exibição do Dolphin

Uso da área de exibição

A área de exibição mostra todos os arquivos e pastas da pasta atual. Esses itens podem ser acessados e utilizados de diversas formas:

  • Poderá abrir um arquivo ou pasta ao clicar sobre nele com o botão esquerdo do mouse (ou com um clique duplo, caso a opção Clique duplo para abrir arquivos e pastas esteja ativa na seção Navegação das configurações do programa).

  • Se clicar com o botão direito do mouse em qualquer item ou área em branco em torno dos itens, será aberto um menu de contexto que disponibiliza acesso a muitas ações usadas com frequência para o item ou pasta atual, respectivamente.

  • Se clicar com o botão esquerdo do mouse em um item qualquer, mas não soltar imediatamente o botão, poderá arrastar e soltar esse item em outra pasta da área de exibição atual do Dolphin ou em qualquer outra (em outra janela do Dolphin ou na mesma, caso esteja dividida - veja na imagem mais adiante), para mover, copiar ou criar um link simbólico. Os itens poderão ainda ser soltos sobre outro aplicativo para abri-los.

O Dolphin armazena o histórico de pastas visitadas. Para voltar ou avançar no histórico, use os botões correspondentes na barra de ferramentas:

Os botões Voltar e Avançar na barra de ferramentas.

Os botões Voltar e Avançar da barra de ferramentas podem ser usados para navegar pelo histórico.

Aparência da área de exibição do Dolphin

A barra de ferramentas contém botões para controlar a aparência da área de exibição:

Botões na barra de ferramentas que controlam a aparência da área de exibição.

Botões na barra de ferramentas que controlam a aparência da área de exibição.

Todas as configurações discutidas abaixo e as outras opções relacionadas, como por exemplo, à ordenação dos arquivos na pasta atual, também podem ser modificadas no menu Exibir e na caixa de diálogo de propriedades de exibição. Por padrão, essas opções serão definidas separadamente para cada pasta. Esse comportamento pode ser alterado na seção Geral das configurações do programa.

Modos de exibição

Os três primeiros botões da imagem acima permitem alternar entre os modos de exibição do Dolphin.

  • No modo de exibição Ícones, que é o padrão, os arquivos serão representados por um ícone que mostra o tipo do arquivo, assim como será apresentado um ícone de pasta para as subpastas. Os nomes de pastas e arquivos, assim como os itens ativados em ExibirInformações adicionais são exibidos abaixo dos ícones.

  • O modo de exibição Compacto mostra o conteúdo das pastas como ícones com o nome de cada um deles ao lado, assim como os itens ativados em ExibirInformações adicionais, abaixo do nome. Os itens são agrupados em colunas de modo semelhante a Exibição resumida na caixa de diálogo de arquivos do KDE.

  • No modo de exibição Detalhes, o conteúdo da pasta é apresentado como uma lista detalhada, que contém o nome, o tamanho e a data de modificação de cada item. Você pode adicionar novas colunas, clicando no cabeçalho de uma coluna existente com o botão direito do mouse.

    No menu de contexto da linha do cabeçalho, você poderá escolher se a largura das colunas será automática ou personalizada. A largura automática ajusta a largura de todas as colunas de uma vez, de modo a mostrar o item mais longo na coluna por completo, exceto a coluna Nome, onde a extensão é substituída por ...

    A ordem das colunas pode ser alterada ao arrastar e soltar os cabeçalhos da coluna, exceto para o cabeçalho Nome, que sempre será a primeira coluna neste modo de exibição.

    O modo de exibição em detalhes permite-lhe ver a pasta atual como uma estrutura em árvore, se a opção Pastas expansíveis estiver ativa. Cada subpasta da pasta atual poderá ser expandida ou recolhida ao clicar nos ícones > ou v próximo a ela.

Exibição agrupada

Todos os modos de exibição tem suporte a agrupamento pelo tipo de ordenação selecionado em ExibirOrdenar por

Informações na área de exibição

Em todos os modos de exibição, o Dolphin mostra pelo menos um ícone e um nome para cada item. Se usar a opção Informações adicionais do menu Exibir ou o menu de contexto do cabeçalho no modo de Detalhes, poderá selecionar mais informações a serem apresentadas para cada item:

Tamanho, Data, Tipo, Avaliação, Etiquetas ou Comentário.

Dependendo do tipo de arquivo, outros critérios de ordenação adicionais podem ser selecionados:

Documento: Número de palavras e linhas
Imagem: Tamanho e orientação
Áudio: Artista, álbum, duração e faixa

O submenu Outros permite-lhe selecionar Caminho, Destino do link, Copiado de, Permissões, Proprietário ou Grupo do usuário.

Visualizar

Se a opção Visualizar estiver ativa, os ícones serão baseados no arquivo atual ou no conteúdo da pasta. Por exemplo, para as imagens será apresentada uma visualização reduzida.

Dividir

Se clicar na opção Dividir, serão apresentadas duas áreas de exibição que mostram o conteúdo das diferentes pastas. Isso pode ser conveniente para mover ou copiar arquivos.

Seleção de itens na área de exibição

Existem diversas formas de selecionar os itens na área de exibição. Quando um grupo de itens estiver selecionado, qualquer ação realizada, como Cortar, Copiar, Mover para a Lixeira e as operações de arrastar e soltar, afetarão todos os itens selecionados.

Seleção de itens usando o mouse

  • Clique com o botão esquerdo do mouse em um local da área de exibição, desenhe um retângulo em torno de um grupo de itens e depois solte o botão. Essa ação irá selecionar todos os itens dentro do retângulo e limpar a seleção anterior. Se a tecla Shift estiver pressionada durante esse processo, a seleção anterior será mantida.

  • Se manter pressionada a tecla Ctrl enquanto clica em um item com o botão esquerdo do mouse, o estado de seleção deste item será alterado. Se a tecla Ctrl estiver pressionada enquanto desenha um retângulo em torno de um grupo de itens, como descrito logo acima, o estado de seleção de todos os itens dentro do retângulo será alterado.

  • Se a tecla Shift estiver pressionada enquanto clica em um item com o botão esquerdo do mouse, todos os itens que estiverem entre o item selecionado anteriormente e o item clicado neste momento serão selecionados.

  • Se a opção Mostrar marcador de seleção estiver ativa na aba Comportamento da seção Geral das configurações do programa, irá aparecer um pequeno botão + ou - no canto superior esquerdo do item imediatamente sob o ponteiro do mouse. Clicar nesse símbolo irá marcar ou desmarcar o item, respectivamente.

Seleção de itens usando o teclado

  • Se for pressionada uma tecla de cursor, como Page Up, Page Down, Home ou End, será selecionado o novo item atual, cancelando a seleção anterior.

  • Se manter pressionada a tecla Ctrl enquanto pressiona uma das teclas acima, a seleção ficará inalterada.

  • Se manter pressionada a tecla Shift enquanto pressiona numa das teclas acima, todos os itens entre o item selecionado anteriormente e o atual ficarão selecionados.

  • Se manter pressionada a combinação de teclas Ctrl+Espaço, o estado de seleção do item atual será alterado.

  • Ctrl+A seleciona todos os itens na área de exibição.

  • Ctrl+Shift+A alterna o estado de seleção de todos os itens da área de exibição.

  • Selecione um arquivo ou pasta, digitando as primeiras letras do seu nome, para que seja selecionado o primeiro item correspondente. Para limpar a seleção e cancelar a pesquisa com o teclado, pressione Esc ou espere um pouco mais que o tempo-limite de 1 segundo.