Capítulo 3. Configuração do Dolphin

O Dolphin diferencia dois tipos de configuração:

  • A configuração que afeta o comportamento geral do Dolphin, que pode ser definida na caixa de diálogo de Preferências.

  • A configuração que define como deve ser apresentado o conteúdo de uma pasta no Dolphin. Essa configuração é chamada de Propriedades de exibição e pode ser controlada com os botões da barra de ferramentas, através do menu Exibir e com a caixa de diálogo das propriedades de exibição. Na configuração padrão, as propriedades de exibição serão definidas para cada pasta, mas o Dolphin também pode ser configurado para usar as propriedades comuns em todas as pastas, na seção Geral das configurações do programa.

Caixa de diálogo Preferências do Dolphin

A caixa de diálogo de Preferências pode ser aberta com a opção ConfiguraçõesConfigurar o Dolphin... do menu da janela principal do Dolphin. As configurações estão divididas em vários grupos, que poderão ser acessados clicando-se no ícone correspondente, situado à esquerda da caixa de diálogo.

Todas as configurações, exceto as da página Inicialização e a aba Barra de status da página Geral, são compartilhadas com o Konqueror no modo de gerenciamento de arquivos.

Inicialização

Este grupo contém as opções que controlam a aparência do Dolphin ao iniciar.

Configurações da página Inicialização.

Configuração da página Inicialização na caixa de diálogo Preferências do Dolphin.

  • A Pasta Pessoal é aquela que será aberta ao iniciar o programa. A localização da pasta pode ser inserida diretamente ou escolhida na caixa de diálogo que é aberta ao clicar no botão com ícone em forma de pasta. Além disso, a localização atual ou a localização padrão (que é a pasta do usuário) poderá ser usada como Pasta Pessoal, clicando para isso no botão correspondente.

  • O Modo de exibição dividida controla se a área de exibição do Dolphin ficará ou não dividida ao iniciar.

  • A barra de localização editável controla se a barra de localização ficará no modo de edição ao iniciar. Caso contrário, será utilizado o modo de navegação da barra de localização. Consulte a seção sobre a barra de localização para aprender mais sobre os dois modos.

  • Se a opção Mostrar o caminho completo na barra de localização estiver selecionada, o caminho completo será exibido no modo de navegação da barra de localização. Caso contrário, uma versão reduzida do caminho será exibida, se ele iniciar com o caminho de um dos itens do painel Locais.

  • A opção Mostrar a barra de filtragem controla se a barra de filtragem será apresentada ao iniciar. Consulte mais detalhes na seção sobre a barra de filtragem.

Modos de exibição

Este grupo contém opções que controlam o comportamento dos modos de exibição do Dolphin. Os três modos de exibição (Ícones, Compacto e Detalhes) estão acessíveis através da barra de abas.

Configuração dos modos de exibição.

Configuração dos modos de exibição na caixa de diálogo Preferências do Dolphin.

Opções comuns a todos os modos de exibição

Todos os três modos de exibição possuem algumas opções em comum:

  • Barras que controlam o tamanho dos ícones. Os tamanhos Padrão ou Visualização são usados se as visualizações estiverem desativadas ou ativadas, respectivamente. Lembre-se de que o tamanho dos ícones poderá ser facilmente alterado com a barra deslizante, localizada na barra de status, caso a opção correspondente estiver ativada na seção Geral das configurações do programa.

  • Uma opção para a fonte usada no modo de exibição: pode ser selecionada a fonte do sistema ou uma personalizada.

As outras opções da seção Texto, que se aplicam exclusivamente a cada um dos modos de exibição, são apresentadas a seguir.

Ícones

  • Largura - controla a largura mínima que está reservada para o texto de um item de arquivo.

  • Máximo de linhas - corresponde ao número máximo de linhas de texto abaixo do ícone.

Compacto

  • Largura máxima - controla a largura máxima reservada para o texto de um item de arquivo.

Detalhes

  • Pastas expansíveis - determina se as pastas que possuírem subpastas serão apresentadas em árvore, onde os subitens podem ser expandidos clicando com o botão esquerdo do mouse no ícone > e fechados ao clicar no ícone v.

Navegação

Este grupo contém opções que controlam como funciona a navegação na estrutura de pastas e nos pacotes.

Configurações da página Navegação.

Configuração da página Navegação na caixa de diálogo Preferências do Dolphin.

  • O Dolphin pode ser configurado para abrir os itens com um único clique do mouse (Clique único para abrir arquivos e pastas) ou com um clique duplo (Clique duplo para abrir arquivos e pastas). Nesse último caso, um clique simples irá selecionar o arquivo ou pasta.

    Nota

    Esta é uma definição a nível de sistema e pode ser alterada nas Configurações do Sistema, no módulo Dispositivos de entradaMouse.

  • Os pacotes e arquivos compactados serão abertos dentro do Dolphin e não em um aplicativo externo, caso a opção Abrir arquivos como pastas esteja assinalada.

  • Se a opção Abrir as pastas durante as operações de arrastar estiver assinalada, arrastar um item com o mouse sobre uma pasta e aguardar alguns segundos irá abrir essa pasta. Isso facilita a cópia ou movimentação de itens para pastas que estejam alguns níveis abaixo na hierarquia de pastas.

Serviços

Este grupo oferece uma seleção de serviços que poderão ser apresentados no submenu Ações do menu de contexto do Dolphin, o qual aparece ao clicar em um arquivo ou pasta com o botão direito do mouse.

Configurações da página Serviços.

Configurações da página Serviços na caixa de diálogo Preferências do Dolphin.

Usando o botão Baixar novos serviços, você poderá obter serviços adicionais para o menu de contexto.

Se tiver instalado os plugins do Dolphin para o Bazaar, Mercurial, Git ou Subversion do módulo kdesdk, esses serviços também serão exibidos na lista. Se estes plugins forem ativados e você inserir uma pasta que esteja sob controle de versões, o estado da versão (modificada localmente, atualizada, etc.) será indicado através de ícones e alguns itens adicionais serão adicionados ao menu de contexto, como o enviar, atualizar, adicionar, remover, etc.

Na lista de serviços, você poderá escolher se os comandos Excluir, Copiar para e Mover para devem aparecer no menu contexto.

O Dolphin deverá ser reiniciado para ativar as algumas das alterações nesta configuração.

Lixeira

Este grupo contém opções que controlam o comportamento da Lixeira.

Configurações da Lixeira.

Configurações da página Lixeira na caixa de diálogo Preferências do Dolphin.

  • Os arquivos anteriores a um determinado número de dias poderão ser excluídos automaticamente.

  • O tamanho da Lixeira poderá ser limitado a uma determinada porcentagem do tamanho do disco. Se esse limite for atingido, poderá ser emitido um aviso ou então poderão ser excluídos automaticamente os arquivos maiores ou mais antigos.

Geral

Este grupo contém as opções que controlam o comportamento geral do Dolphin. O grupo está ainda dividido em quatro subgrupos que poderão ser acessados usando a barra de abas.

Configurações gerais.

Configuração da página Geral na caixa de diálogo Preferências do Dolphin.

Aba Comportamento

  • Na seção Exibir, você poderá configurar se as propriedades da área de exibição são armazenadas em cada pasta ou se deve-se usar propriedades de exibição comuns para todas as pastas.

  • Ao passar o ponteiro do mouse sobre um arquivo ou pasta, uma pequena janela com informações relevantes será apresentada, caso a opção Mostrar dicas estiver assinalada.

  • A opção Mostrar marcador de seleção apresenta um pequeno botão + ou - acima do ícone de um item, caso o ponteiro do mouse passe sobre esse item. Esses botões poderão ser usados para marcar ou desmarcar o item.

  • A Ordenação natural de itens controla a forma como os itens são ordenados na área de exibição. Se esta opção estiver assinalada, a ordenação dos três arquivos de exemplo será:

    1. Arquivo1;

    2. Arquivo2;

    3. Arquivo10.

    Caso esteja desmarcada, será usada a ordenação alfabética normal, que apresenta a seguinte ordenação:

    1. Arquivo1;

    2. Arquivo10;

    3. Arquivo2.

  • Assinale a opção Renomear de forma integrada para usar esse modo, quando apenas um item estiver selecionado. Se esta opção estiver desmarcada ou se vários itens estiverem selecionados, será apresentada uma caixa de diálogo para alterar o(s) nome(s).

Aba Visualizações

Nesta aba, você poderá configurar para quais tipos de arquivo as miniaturas serão apresentadas. Além disso, poderá também definir o tamanho máximo dos arquivos remotos para geração de miniaturas.

Se a opção de geração de miniaturas para pastas estiver assinalada, os ícones das pastas mostrarão pequenas imagens que representam as miniaturas de alguns de seus arquivos.

Aba Confirmações

Na seção para confirmar aos solicitações, você poderá ativar as caixas de diálogo de aviso que aparecem antes de efetuar determinadas ações que possam ser consideradas perigosas.

Atenção

As configurações de confirmação para Mover arquivos ou pastas para a Lixeira e Excluir arquivos ou pastas afetam as operações com arquivos no Dolphin, Konqueror, Gwenview e todos os outros aplicativos do KDE que usam a caixa de diálogo de arquivos padrão do KDE, enquanto que Fechar janelas do Dolphin com várias abas é uma opção exclusiva do Dolphin.

Aba Barra de status

Nesta aba, alguns itens adicionais podem ser incluídos na barra de status, desde que a mesma tenha espaço suficiente:

  • Uma barra de zoom, que poderá ser usada para alterar rapidamente o tamanho dos ícones.

  • Uma barra que mostra quanto espaço livre existe na unidade atual.

Nota

Desde a versão 4.9 do Dolphin, os comandos Excluir, Copiar para e Mover para do menu de contexto devem ser ativados na página Serviços.