Capítulo 2. Bases de UML

Acerca do UML

Este capítulo dar-lhe-á uma ideia geral sobre as bases do UML. Tenha em mente que isto não é um tutorial compreensivo sobre o UML mas sim uma breve introdução ao mesmo, como tal poderá ser lido como um tutorial de UML. Se você quiser aprender mais sobre a Unified Modelling Language ou, na generalidade, sobre a análise e desenho de 'software', baseie-se num dos vários livros disponíveis sobre o tópico. Existem também vários tutoriais na Internet que você poderá usar como ponto de partida.

A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de 'software' orientados por objectos. O UML não é um método de desenvolvimento, o que significa que não lhe diz o que fazer primeiro ou o que fazer a seguir ou como desenhar o seu sistema, mas ajuda-o a visualizar o seu desenho e a comunicar com os outros. O UML é controlado pelo Object Management Group (OMG) e é a norma da indústria para descrever graficamente o 'software'.

O UML está desenhado para o desenho de 'software' orientado por objectos e tem uma utilização limitada para outros paradigmas de programação.

O UML é composto por vários elementos do modelo que representam as diferentes partes de um sistema de 'software'. Os elementos de UML são usados para criar diagramas que representam uma dada parte ou um ponto de vista do sistema. São suportados os seguintes tipos de diagramas pelo Umbrello UML Modeller: