Utilização

A janela principal do Okteta tem as seguintes componentes: a barra do menu, a barra de ferramentas, a barra de estado, as áreas de dados separadas por páginas e uma ou mais barras laterais com as ferramentas.

Quando é aberto um ficheiro ou é criada uma sequência de 'bytes', os 'bytes' nela contidos são apresentados consecutivamente por linhas, tendo cada uma um dado número de 'bytes'. Estas são apresentadas em duas variantes: como valores numéricos dos 'bytes' ou como os caracteres associados aos valores. Os valores e os caracteres poderão tanto ser apresentados separados em duas colunas como a seguir um aos outro, tendo o valor por cima do carácter. Do lado esquerdo, aparece a posição do primeiro 'byte' de cada linha.

O tratamento é semelhante ao dos editores de texto: os dados poderão ser editados, cortados, copiados, colados, arrastados e largados, como acontece num editor de texto. Existe um cursor que marca a posição actual. Se carregar na tecla Insert, poderá alternar entre os modos de sobreposição e inserção. O modo de sobreposição é mais restrito que nos editores de texto, dado que não permite nenhuma operação que altere o tamanho da sequência de 'bytes'.

Ao contrário dos editores de texto, o conteúdo aparece em duas variantes. Só uma destas está activa no que respeita à introdução de dados. Existem dois cursores associados, presentes para o valor e para o carácter, sendo o cursor activo o que está intermitente. Com os caracteres activos, poderá introduzir caracteres como faz num editor de texto normal. Com os valores activos, ao escrever um número irá aparecer um editor mínimo para introduzir o resto do valor.

A janela de pesquisa permite ao utilizador procurar uma sequência específica de 'bytes', definida como valores (hexadecimal, decimal, octal, binário) ou texto (de momento, na codificação de 8 'bits', ou UTF-8).

Poderá abrir várias sequências de 'bytes' ao mesmo tempo, mas só poderá ter uma activa. Use o menu Janelas para seleccionar a sequência de 'bytes' que está activa.