Bibliotecas de Padrões

O gestor da biblioteca de padrões pode ser usado para guardar padrões e inseri-los no padrão em curso. Estes podem ser organizados numa hierarquia de categorias e sub-categorias com vários nós de topo na lista de bibliotecas. A ferramenta do Alfabeto tira partido dessas bibliotecas para fornecer um alfabeto de caracteres a inserir, os quais poderão ter uma tecla associada.

O gestor da biblioteca é uma janela não-modal, podendo ficar aberta enquanto trabalha no seu padrão. Poderá seleccionar várias bibliotecas se necessário e depois arrastar e largar os padrões da biblioteca para o padrão em curso.

A adição de novos cabeçalhos da categoria poderá ser feito com o botão direito do rato sobre um item existente, para criar uma sub-categoria, ou sobre um espaço vazio na lista da biblioteca, para criar um novo item de topo, seleccionando a opção Nova Categoria. Indique o nome da categoria e carregue em OK.

A criação de um novo padrão da biblioteca é feito através da selecção de uma área do seu padrão de trabalho, copiando e colando para uma das categorias existentes.

Cada padrão da biblioteca tem propriedades que podem ser acedidas através do seu menu de contexto. Estas propriedades incluem o tamanho, o esquema de novelos, o valor de base e a tecla associada. O valor de base é usado pela ferramenta do Alfabeto para ajustar a altura de um carácter para cima ou, com valores negativos, para baixo do ponto de inserção. A tecla associada é usada de novo pela ferramenta do Alfabeto para corresponder à tecla carregada no teclado.