Ligações Remotas

Poderá criar facilmente ligações remotas, escrevendo para tal o URL na Barra de Localização; estes são, de facto, os KIO Slaves. Repare por favor que o painel do Krusader não suporta todos os KIO Slave; isto é o http:// não irá funcionar no painel, mas irá funcionar no visualizador. Alguns exemplos:

  • ftp://publico.servidor.org/pasta/

  • fish://utilizador@máquina/

  • sftp://utilizador:senha@sftp.xpto.org/

  • ftp://utilizador@meu.servidor.org:21/pasta/

  • smb://username:password@server/share

  • ftp://utilizador@utilizador-proxy:senha@senha-proxy@máquina/pasta

  • nfs://<máquina>:<porto><url-local>

  • webdav://www.servidor.com/local/

Poderá marcar estes URL's como favoritos; contudo, leia por favor a secção do Bookman, no que respeita a gravar senhas de forma segura. Para se ligar a vários pontos, marque estes URL's como favoritos e abra-os em conjunto com os perfis do Painel. Para mudar de uma localização para outra, basta abrir uma página de pastas para cada uma.

Existem três formas de iniciar uma ligação remota:

  • Escrevendo o URL na Barra de Localização

  • Seleccione a opção FerramentasNova Ligação à Rede, que irá mostrar uma janela a pedir os detalhes do servidor remoto. Esta janela é útil se não estiver habituado a escrever URL's remotos na Barra de Localização. Se deixar os campos de senha e utilizador em branco, será autenticado como anónimo. Nota: esta janela está planeada para ser modificada no futuro.

  • Poderá marcar uma pasta de uma máquina remota como favorito e voltar a esta pasta com o botão de favoritos, no canto superior do seu painel, como se fosse num navegador Web.

Depois de se autenticar num servidor remoto, poderá navegar por ele, como se estivesse no seu disco rígido local, com as seguintes excepções:

  • Não poderá executar ficheiros nos servidores remotos.

  • As permissões nem sempre podem ser calculadas nos servidores remotos (depende do servidor e do método de acesso), pelo que poderá ter um ? na coluna de permissões para alguns ficheiros.

  • A informação da utilização do disco não está disponível para a maioria dos sistemas de ficheiros remotos.

Para mudar a codificação de caracteres da máquina remota, use a opção VerSeleccionar a Codificação Remota.

Poderá fechar a Ligação Remota Activa actual, usando para tal dois métodos separados:

Nota

O Krusader é um gestor de ficheiros que suporta ligações remotas através dos KIO Slaves, mas se estiver à procura de ligações remotas ainda mais avançadas, como isto é um cliente de FTP avançado, recomenda-se que use isto é o Kasablanca ou o Kftpgrabber.

Ligações na LAN através do protocolo 'fish:/' (zeroconf)

Esta secção tem a contribuição de Andrew Svet (z-vet); agradecem-se reacções acerca deste capítulo. Muito obrigado!

Nota

Isto funciona num sistema Debian®, por isso irá funcionar no Debian® e derivados (Kubuntu® etc.), ainda que deva também funcionar nos outros sistemas Linux. Assume-se para já que tem o SSH instalado, configurado e a funcionar em todas as máquinas da LAN onde se desejar ligar. Existem bastantes tutoriais bons acerca do SSH na Net, isto é em linuxhomenetworking.com ou procurando no Google por ele. Usa-se aqui o porto por omissão do SSH (22) para este capítulo. Lembre-se de o alterar, caso use um diferente. Todas as modificações, edições, etc. deverão ser feitas como 'root'.

Comecemos por instalar todos os pacotes necessários:

# apt-get install avahi-daemon libnss-mdns kdnssd

Está tudo instalado; agora é uma questão de alguma configuração. Primeiro, é necessário anunciar os nossos serviços na LAN. É por isso que se instalou o 'avahi-daemon': ele representa a sua máquina na rede local e permite às outras aplicações publicarem os serviços que oferecem. O 'avahi-daemon' vem com um ficheiro de configuração de exemplo ssh.service, existente na pasta /usr/share/doc/avahi-daemon/examples . Para que este serviço seja anunciado na LAN, é necessário copiar este ficheiro para a pasta /etc/avahi/services:

# cp /usr/share/doc/avahi-daemon/examples/ssh.service /etc/avahi/services

Agora também é necessário anunciar o protocolo 'fish:/', pelo que se irá usar o ficheiro 'ssh.service' como modelo para o 'fish.service':

# cp /etc/avahi/services/ssh.service /etc/avahi/services/fish.service

Este ficheiro é apenas uma cópia do 'ssh.service'. Edite o ficheiro fish.service e substitua o "Terminal Remoto em %h" por "Fish em %h" e o "_ssh._tcp" por "_fish._tcp". Assim é como irá ficar depois da edição:

 
<?xml version="1.0" standalone='no'?><!--*-nxml-*--> 
<!DOCTYPE service-group SYSTEM "avahi-service.dtd">

<!-- $Id: remote-connections.docbook,v 1.6 2007/05/02 18:07:28 codeknight Exp $ --> 

<!-- 
  This file is part of avahi. 
  
  avahi is free software; you can redistribute it and/or modify it 
  under the terms of the GNU Lesser General Public License as 
  published by the Free Software Foundation; either version 2 of the 
  License, or (at your option) any later version. 

  avahi is distributed in the hope that it will be useful, but 
  WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of 
  MERCHANTABILITY or FITNESS FOR 

<!-- See avahi.service(5) for more information about this configuration file --> 

<service-group
> 

  <name replace-wildcards="yes"
>FISH em %h</name
> 

  <service
> 
    <type
>_fish._tcp</type
> 
    <port
>22</port
> 
  </service
> 

</service-group
>  

Grave o ficheiro modificado. Agora é necessário criar um novo ficheiro _fish._tcp; abra um editor de texto e adicione as seguintes linhas:

Name=Protocolo FISH (ssh) 
Type=_fish._tcp 
UserEntry=u 
PathEntry=path 
PasswordEntry=p

E grave o ficheiro /usr/share/apps/zeroconf/_fish._tcp Faça o mesmo para cada máquina na sua LAN, reiniciando depois o 'avahi-daemon':

# /etc/init.d/ avahi-daemon restart

Depois abra o Krusader e escreva na barra de localização: zeroconf:/ para abrir a ligação ao zeroconf. Entre na pasta Protocolo FISH. Dentro dela, irá encontrar as referências a cada máquina que anunciou o fish:/ na sua LAN; a barra de localização irá apontar para zeroconf:/_fish._tcp. Faça duplo-click em cada uma destas máquinas, para que apareça a janela de pedido de senha, onde poderá introduzir a sua frase-senha de SSH (se estiver definida). Introduza a dita senha. Parabéns: ligou-se à máquina remota através do Krusader!