
Aqui pode configurar as operações básicas. A página está dividida em três secções: Geral, Visualizador/Editor e Extensões Atómicas.
As seguintes opções determinam os aspectos básicos da operação:
Avisar ao sair: se estiver assinalado, o Krusader avisa-o sempre que despoletar a acção de saída.
Minimizar para a bandeja: Se estiver assinalado, o ícone do Krusader irá aparecer na bandeja do sistema. Quando minimizar o Krusader, este não irá aparecer na barra de tarefas. Também não irá sair se fechar a janela principal. Em vez disso pode sair do Krusader se seleccionar no menu ou no menu de contexto do ícone da bandeja.
Usar o 'magic' do tipo MIME: este é um mecanismo que permite ao Krusader inspeccionar os ficheiros nos painéis e determinar o seu tipo, mesmo que o ficheiro não tenha uma extensão identificativa. Por exemplo, se usar um ficheiro de imagem - o
imagem1.jpg
- e mudar o seu nome paraimagem1
, o Krusader irá continuar a saber que é um ficheiro de imagem, lidando com ele da forma correcta. Contudo, este modo de operação é mais lento (enquanto actualiza o painel ou muda de pastas), por isso experimente o Krusader com e sem o 'magic' do tipo MIME para decidir qual é o melhor para si.Pasta Temporária: esta opção selecciona a pasta de base dos ficheiros temporários do Krusader. Os ficheiros actuais serão criados em pastas separadas sob a 'Pasta temporária', pelo que cada utilizador que executar o Krusader irá ter as suas próprias sub-pastas temporárias sob esta pasta escolhida.
Nota
Terá de escolher uma pasta temporária, para a qual todos os utilizadores que executarem o Krusader tenham permissões completas!
Modo de remoção (Apagar os ficheiros/Enviar para o lixo): quando o Krusader apagar os ficheiros, podê-lo-á realmente apagar ou enviar para a pasta de lixo, tornando-os assim disponíveis através do caixote do lixo do Plasma™.
Terminal Externo: escolha o emulador de terminal que será usado quando o Krusader abrir uma janela de consola (com o F9 ou a opção do menu → ).
O Terminal Incorporado envia um Chdir com uma mudança de painel: se estiver desligado, não será enviado nenhum comando cd para o Emulador de Terminal, caso a pasta do painel mude.
Terminal incorporado de ecrã completo (estilo-mc): se estiver assinalado, o Krusader irá mostrar um terminal em todo o ecrã, ao estilo do Midnight Commander (O terminal é apresentado em vez da janela do Krusader).
Poderá escolher a configuração do visualizador e editor:
O visualizador e editor internos abrem cada um dos ficheiros numa janela separada: poderá usar as páginas para a navegação.
Modo de visualização por omissão:
Modo genérico: usa o visualizador por omissão do sistema.
Modo de texto: ver o ficheiro no modo apenas de texto.
Modo hexadecimal: ver o ficheiro no modo apenas em hexadecimal.
Modo de lista: Um visualizador de texto/hexadecimal rápido para tamanhos de ficheiros enormes. A lista do Krusader nunca carrega o ficheiro inteiro para a memória, somente uma pequena parte dele, e usa a 'cache' para um deslocamento mais rápido. Os ficheiros remotos são transferidos mas, durante a transferência, é possível ver a parte transferida. Se um ficheiro mudar constantemente, então também poderá ser visto, sendo que a lista irá ver sempre o seu estado actual.
Usar a lista se o tamanho do ficheiro for maior que : 10 MB (valor por omissão) : verifica se um ficheiro de texto tem mais de 10 MB (configurável) de tamanho e, nesse caso, será usada a Lista do Krusader em vez do visualizador por omissão do Plasma™.
Usar o Okteta como Visualizador Hexadecimal: se estiver assinalada (como está por omissão), esta opção usa o editor de dados em hexadecimal do Plasma™ Okteta para ver os dados em bruto. Para usar esta opção, deverá instalar primeiro o pacote do Okteta.
Editor: escolha o editor que será usado ao editar um ficheiro (com o F4). Por omissão, é usado o visualizador interno, que será o predefinido pelo Plasma™.
Extensões atómicas: as extensões atómicas predefinidas, como a tar.gz
, são apresentadas como uma única parte na coluna de Extensão do Painel da Lista.