Capítulo 1. Introdução

O KDE Screen Ruler é uma aplicação muito simples, com apenas um objectivo na vida: medir distâncias e cores no seu ecrã. É útil para trabalhar com disposições e posição em janelas, páginas Web, etc.

Para iniciar o KDE Screen Ruler, escolha a opção AplicaçõesGráficosMais AplicaçõesRégua do Ecrã no seu menu de aplicações.

KDE Screen Ruler

Se carregar com o botão esquerdo do rato no KDE Screen Ruler irá mudar o cursor para um ícone de uma cruz de quatro pontas, o que lhe permite arrastar o KDE Screen Ruler por todo o ecrã.

Quando você mover o rato por cima do KDE Screen Ruler, o seu cursor irá mudar para uma seta mais longa, com um círculo num extremo. À medida que você mexe o cursor, o KDE Screen Ruler irá mostrar quão longe do ponto marcado como 0 está o círculo no fim do cursor. O KDE Screen Ruler irá também mostrar o código de cor de HTML da cor que se encontra de momento sob o círculo. Isto é muito útil para extrair cores de uma imagem. Se você mexer o rato de tal forma que o cursor da seta não toque mais no KDE Screen Ruler, o cursor irá voltar ao normal, o que lhe permitirá continuar a trabalhar com as suas outras aplicações.

Você pode alterar a orientação de três formas diferentes:

Se carregar com o botão do meio do rato irá mudar a régua da direcção vertical para a horizontal
Ao carregar nos botões de rotação, poderá rodar 90 graus para a esquerda ou para a direita. Se os botões de rotação não estiverem visíveis na régua, active-os com a opção Mostrar os botões de rotação na janela de configuração
Usando o menu de contexto descrito no próximo capítulo