
Existem diversas formas de seleccionar os itens na janela. Assim que estiver seleccionado um grupo de itens, todas as acções, como o , , e as operações de arrastamento, irão afectar todos os itens seleccionados.
Poderá carregar com o botão Shift estiver carregada, durante o processo de selecção, será mantida a selecção anterior.
do rato num local da janela e desenhar um rectângulo em torno de um grupo de itens, antes de largar o mesmo botão. Isto irá seleccionar todos os itens dentro do rectângulo e irá limpar a selecção anterior. Se a teclaSe mantiver carregada a tecla Ctrl enquanto carregar num item com o botão do rato, o estado de selecção deste item será comutado. Se a tecla Ctrl estiver pressionada enquanto desenha um rectângulo em torno de um grupo de itens, como foi descrito acima, o estado de selecção de todos os itens dentro do rectângulo será comutado.
Se tiver pressionado a tecla Shift, enquanto carrega sobre um item com o botão do rato, todos os itens entre o item carregado anteriormente e o item carregado neste momento serão seleccionados.
Se a opção Mostrar o marcador da selecção estiver activo na página de Comportamento da secção → da configuração, irá aparecer um pequeno botão + ou - no canto superior esquerdo do item que tiver o cursor do rato sobre ele. Se carregar neste símbolo marca ou desmarca o item, respectivamente.
Se carregar numa tecla de cursor, no Page Up, no Page Down, no Home ou no End, será seleccionado o novo item actual, cancelando a selecção anterior.
Se tiver pressionado a tecla Ctrl enquanto tiver carregado numa das teclas acima, a selecção ficará inalterada.
Se tiver pressionado a tecla Shift enquanto tiver carregado numa das teclas acima, todos os itens entre o item seleccionado anteriormente e o actual ficarão seleccionados.
Se tiver carregado na combinação Ctrl+Espaço, o estado de selecção do item actual será comutado.
O Ctrl+A selecciona todos os itens na janela.
O Ctrl+Shift+A comuta o estado de selecção de todos os itens da janela.
Seleccione um ficheiro ou pasta, escrevendo as primeiras letras do seu nome, para que seja seleccionado o primeiro item correspondente. Para limpar a selecção e cancelar a pesquisa com o teclado, carregue em Esc ou espere um pouco mais que o tempo-limite de 1 segundo.
Você poderá querer algumas vezes remover, copiar ou mover um conjunto de ficheiros que sejam semelhantes de alguma forma. Por exemplo, você poderá querer mover todos os ficheiros de imagens .png de uma pasta para outra. O Konqueror torna isso simples ao deixá-lo seleccionar vários ficheiros com base nas semelhanças nos seus nomes.
Use a opção do menu → → ou com o atalho Ctrl+S. Isto fará aparecer uma pequena janela onde você poderá indicar um nome de ficheiro, o qual poderá conter os caracteres especiais *, que corresponde a qualquer quantidade de caracteres, ou ? que corresponderá a um único carácter. Carregue em para que o Konqueror seleccione os ficheiros com os nomes correspondentes. Por exemplo:
O
irá seleccionar todos os nomes de ficheiros que comecem pela palavra “bandeira” e terminem com a sequência “bandeira*.png
.png
”.O
irá seleccionar omemorando?.txt
memorando1.txt
e omemorando9.txt
mas não omemorando99.txt
.
Quando tiver seleccionado um conjunto de ficheiros, você poderá refinar a selecção ao usar a opção do menu → para indicar quais dos ficheiros seleccionados deverão ser excluídos dessa selecção.
Use a opção do menu → → ou simplesmente carregue com o botão do rato numa área em branco da janela para cancelar a selecção.
Você poderá ainda inverter a selecção, isto é, deseleccionar todos os ficheiros seleccionados e seleccionar os que não estavam seleccionados. Use a opção do menu → → ou a combinação de teclas Ctrl+Shift+A para o fazer.