
Para aceder a um ficheiro no Konqueror você precisa em primeiro lugar de navegar pela árvore de pastas para encontrar a pasta que contém esse ficheiro.
Para circular entre as pastas você poderá simplesmente subir e descer pela árvore:
Para descer para uma subpasta carregue com o botão “seleccionado” (veja em baixo) -- basta carregar em Enter.
carregue no seu nome ou ícone -- ou se já o tiverPara subir na árvore de pastas, carregue no botão Subir da Barra de Ferramentas, ou use a sequência de teclas Alt+Cima ou ainda poderá usar a opção do menu → .
Para “seleccionar” um ficheiro ou pasta na pasta visível de momento sem o abrir de forma alguma use as teclas de cursores cima e baixo para circular pelos itens. O item seleccionado ficará realçado e será mostrada alguma informação sobre o mesmo na Barra de Estado.
Se mudar o Modo de Visualização para com a opção Pastas Expansíveis activada, poderá ajudá-lo a localizar pastas na árvore abaixo da pasta actual; neste modo, cada pasta aparece com uma pequena marcação à esquerda. Se a opção tiver um sinal >, ao carregar com o botão nessa opção (não no nome ou no ícone da pasta) irá mostrar uma sub-árvore que mostra os ficheiros e sub-pastas dentro dessa pasta. A pequena opção irá então mudar para um símbolo v. Se carregar com o botão sobre a mesma, irá recolher a sub-árvore. Assim que tiver encontrado a sub-árvore que está à procura, carregue com o botão sobre o nome da pasta para a abrir.
A Barra Lateral também o poderá ajudar a encontrar o seu caminho no sistema de ficheiros.
Você poderá ir directamente para qualquer pasta se escrever a sua localização na Barra de Localização ou na janela que aparece como resultado da opção do menu → ou ao carregar em Alt+ O. A funcionalidade do Konqueror de Completação de Texto poderá ser útil quando o fizer. Não se esqueça que, no Linux® / UNIX®, os nomes dos ficheiros e das pastas tem distinção de maiúsculas ou minúsculas.
Logo que você tenha passado para uma nova pasta você poderá voltar à sua escolha anterior ao usar o botão de Recuar, a opção do menu → ou a combinação de teclas Alt+Esquerda. Logo que tenha recuado alguma vez, poderá avançar a partir daí. Use o botão Avançar, a opção do menu → ou a combinação de teclas Alt+Direita.
Em alternativa, poderá também optar por subir para a pasta mãe se carregar, na barra de ferramentas, no botão Subir, na opção do menu → ou a combinação de teclas Alt+Cima.
Dica
Carregue na marcação à direita dos botões da barra de ferramentas para Subir, Recuar ou Avançar, para que apareça um menu com as localizações visitadas recentemente.
Se você não souber ou não se lembrar onde é que se encontra um dado ficheiro ou pasta no seu sistema, então use a combinação de teclas Ctrl+F ou a opção do menu → . Isto irá incorporar a aplicação de procura de ficheiros KFind na janela do Konqueror. Veja o manual do KFind para obter mais ajuda sobre como usar o KFind.
Nota
Se o nome de um ficheiro ou pasta começar por um ponto (.), então é porque é um ficheiro ou pasta “escondido”, e não será mostrado normalmente pelo Konqueror. Para ver os ficheiros ou pastas escondidos use a opção do menu → .
Outra razão pela qual o Konqueror possa não mostrar o ficheiro ou pasta que está à procura poderá ser porque você poderá ter o 'plugin' de activado para mostrar apenas certos tipos de ficheiros.
Todos os dispositivos removíveis (unidades USB, disquetes, unidades de CDs ou outras partições de disco rígido que você possa ter no seu sistema) irão aparecer normalmente dentro das pastas /
, /mnt
ou /auto
, tendo uma localização do género /mnt/floppy
ou /cdrom
. Os detalhes irão depender de como o seu sistema foi configurado.
O UNIX® / Linux® necessita que você monte um dispositivo removível quando o tiver introduzido na unidade e que monte as outras partições dos discos rígidos sempre que quiser aceder a elas. Você também necessita de desmontar um dispositivo removível antes de o remover para registar que já não está mais disponível.
Como você faz isso, irá depender do seu sistema:
Usar o Notificador de Dispositivos
Numa sessão do KDE, o Notificador de Dispositivos irá aparecer, onde poderá introduzir um dispositivo removível e onde poderá seleccionar uma aplicação apropriada para este dispositivo ou apenas montá-lo.
Você poderá ter ícones dos dispositivos removíveis no seu ecrã em que, nesse caso, poderá carregar com o botão Konqueror que mostra o conteúdo do dispositivo. Para desmontar, carregue com o botão no ícone e escolha a opção . Visite a secção Criar um Novo... deste Manual para saber como criar um desses ícones.
do rato no ícone para o montar. Ao fazê-lo também deverá fazer aparecer uma janela doOu então podê-lo-á fazer da forma tradicional, escrevendo na janela de uma consola de texto:
mount /mnt/floppy
para montar, por exemplo, a unidade de disquetes, e
umount /mnt/floppy
para a desmontar (umount, não unmount).
Nota
Em vez de ter de abrir uma consola de texto para escrever os comandos mount ou umount, você poderá preferir usar a funcionalidade do Konqueror de → (Ctrl+E).