
Para copiar um ficheiro ou subpasta entre pastas você poderá:
Posicionar o cursor do rato sobre o seu nome ou ícone e manter carregado o botão ; escolha-a, nesse caso.
do rato, o qual fará aparecer um menu que contém a opçãoOu se o item estiver “seleccionado” você poderá usar o botão de Copiar na Barra de Ferramentas ou a opção de menu → , ou ainda o atalho de teclado Ctrl+C. Poderá também seleccionar vários ficheiros ou pastas para copiar/mover.
Navegue até à pasta para onde deseja copiar o item e execute o Colar desse item na nova pasta ao usar o botão de Colar ou a opção do menu → ou ainda o atalho de teclado Ctrl+V, ou ainda movendo o cursor do rato para uma área em branco da janela e mantendo o botão do rato pressionado para fazer aparecer um menu que contém a opção .
Para mover um ficheiro ou subpasta entre pastas poderá fazer o mesmo que para copiar, excepto que irá usar a opção ou a combinação de teclas Ctrl+X em vez de . O item que você for será removido da pasta original quando você executar a acção de na nova pasta.
Também poderá copiar ou mover o item ou itens seleccionados para outra pasta ao usar as opções ou do menu de contexto que você obtém quando carrega com o botão no nome de uma pasta ou ficheiro da janela do Gestor de Ficheiros.
Para activar esta funcionalidade, seleccione a opção Mostrar os comandos 'Copiar Para' e 'Mover Para' em → da configuração.
Nota
Você não será capaz de copiar ou mover um ficheiro ou pasta se não tiver as permissões necessárias.
O Konqueror também suporta a cópia e a mudança de sítio dos ficheiros e pasta por 'Drag and Drop'.
Você poderá fazer isso, tendo para tal duas instâncias do Konqueror, em que uma mostra a pasta de onde quer copiar e a outra mostra a pasta de destino. Posicione o cursor do rato sobre o item que deseja copiar ou mover e então, mantendo o botão do rato carregado, “arraste-o” para um espaço em branco da pasta de destino. Largue o botão e ser-lhe-á apresentado um menu onde poderá escolher , ou . Tenha em atenção em “largar” o item numa área em branco da janela da pasta de destino - se o largar em cima de outro ficheiro poderá causar problemas.
Você poderá também configurar o Konqueror para mostrar mais do que uma pasta dentro da sua janela e arrastar e largar os itens entre elas.

Esta imagem ilustra a utilização da opção do menu → , também disponível através do atalho de teclado Ctrl+Shift+L, para dividir a janela principal do Konqueror em duas vistas, onde cada uma mostra o conteúdo de uma pasta diferente.
Para ser capaz de mostrar pastas diferentes em cada vista, estas não poderão estar ligadas; as opções no canto inferior de cada vista devem estar desligadas.
A vista “activa” é a vista cuja localização está visível na Barra de Localização e a que responde aos comandos de navegação e do menu; esta é marcada pela pequena luz verde no canto inferior esquerdo. Para tornar uma vista activa, carregue com o botão na área em branco da vista ou na sua Barra de Estado.
Para remover uma vista activa da janela do Konqueror utilize o atalho de teclado Ctrl+Shift+W ou a opção do menu → , ou poderá ainda carregar com o botão do rato na Barra de Estado e escolher a no menu resultante.
Se usar as páginas do Konqueror, você poderá arrastar entre elas se arrastar o item para o nível da pasta (onde aparece o seu nome em cima), sem o largar ainda. A página de destino irá passar para a frente, o que lhe permitirá continuar a arrastar o item para finalmente o poder largar.
Se você tentar colar um ficheiro numa pasta que já contém um ficheiro com o mesmo nome, o Konqueror fará aparecer uma janela a avisá-lo de que o item já existe. Poderá então optar por:
Cancelar a operação de colagem ao carregar no botão .
Dar um nome diferente ao ficheiro que está a ser copiado. Você poderá fazer isto ao escrever um nome novo no campo de texto ou ao pedir ao Konqueror para para um dos itens. Logo que você tenha feito isso, carregue no botão .
Se tiver copiado vários itens, pode o item actual.
O botão poderá ser usado se você tiver copiado vários itens.