
O Konqueror é um gestor de ficheiros avançado para a compilação de 'software' KDE, e que oferece funcionalidades de gestão de ficheiros das operações simples de corte/cópia e colagem até à navegação de ficheiros locais e remotos avançada. O conteúdo das pastas pode ser mostrado numa variedade de modos de visualização de texto e ícones, e que podem incluir imagens em miniatura do conteúdo dos ficheiros. As propriedades dos ficheiros e das pastas poderão ser examinados facilmente e as aplicações poderão ser lançadas com um simples 'click' do botão do rato.
No KDE SC 4, o Dolphin é o gestor de ficheiros por omissão. Para alterar o componente predefinido para navegar nas pastas, abra as no Configuração do Sistema e seleccione o Konqueror como gestor de ficheiros.
O Konqueror é um navegador Web em conformidade com o HTML 4.01, com o suporte incorporado para o JavaScript (ECMA-262), as CSS (Cascading Style Sheets) e os textos bidireccionais (árabe e hebreu). Oferece o suporte para a execução segura da 'applets' de Java™, 'plugins' do Netscape® para ver imagens de Flash™, RealAudio® e RealVideo® e ainda o suporte de SSL para as comunicações seguras. As funcionalidades avançadas incluem a completação automática do URL e dos formulários, a capacidade de importar os favoritos de outros navegadores e a navegação com páginas.
O Konqueror é também um excelente cliente de FTP com bastantes funcionalidades.
O Konqueror é uma aplicação de visualização universal, capaz de mostrar as imagens e documentos sem ter de iniciar outra aplicação. Ele faz isto ao incorporar componentes (chamados de KDE Parts) oferecidos por outras aplicações; do Gwenview para a visualização de imagens, do Okular para a visualização de documentos PDF e PostScript®, entre outros documentos.
O Konqueror é uma aplicação completamente configurável que qualquer pessoa poderá personalizar de modo a adequar-se às suas próprias necessidades, desde alterar o estilo global e os tamanhos do texto e dos ícones até seleccionar quais os itens que aparecem na barra de menu, alterar o número e as posições das barras de ferramentas ou mesmo ainda definir novas combinações de atalhos de teclado. Os vários perfis de configuração poderão ser gravados para poderem ser usados de novo quando necessário.