
Se estiverem activos, os Atalhos da Web do Konqueror permitem-lhe enviar uma pesquisa directamente para um motor de busca ou algum 'site' Web do género sem ter de visitar o 'site' primeiro.
Por exemplo, se escrever gg:konqueror
na Barra de Localização e carregar em Enter irá perguntar ao Google™ para procurar por itens relacionados com o Konqueror.
Para ver quais os Atalhos da Web que estão disponíveis, e possivelmente adicionar os seus próprios use a opção do menu → e abra os Atalhos da Web.
Logo que esteja aí, para criar um novo Atalho da Web, seleccione a opção para que apareça agora uma janela nova que peça as opções e especificações do seu novo Atalho da Web. O primeiro campo é o nome legível do motor de busca; isto é, corresponde apenas ao nome do motor de busca, como por exemplo, o Google™.
No próximo campo, deverá indicar o URI que é usado para efectuar uma procura no motor de busca. O texto inteiro a ser procurado poderá ser indicado como \{@}
ou \{0}
. A versão recomendada é a \{@}
, dado que remove todas as variáveis de pesquisa (nome
=valor
) do texto resultante, enquanto o \{0}
será substituído pelo texto da pesquisa sem modificações.
Poderá usar o \{1}
... \{n}
para indicar certas palavras da pesquisa e o \{
para definir um valor indicado como
}nome
na pesquisa do utilizador. Para além disso, é possível indicar várias referências (nomes, números e sequências de texto) de uma vez, como por exemplo em
=nome
valor
(\{
. O primeiro valor correspondente (à esquerda) será usado como valor de substituição para o URI resultante. Um texto entre aspas poderá ser usado como valor por omissão, se mais nada corresponder à esquerda da lista de referências.
,nome1
,...,"nome2
texto
"})
Para criar aqui um Atalho Web básico, todavia, tudo o que é necessário é o URI que é usado para fazer uma pesquisa no motor de busca. A seguir ao nosso exemplo anterior com o Google™, seria indicado algo do género http://www.google.com/search?q=\{@}&ie=UTF-8&oe=UTF-8
. Poderá encontrar com frequência o local onde colocar o \{@}
se fizer uma pesquisa no motor de busca em questão, analisando depois o endereço do URL. Por exemplo, se fizer uma pesquisa no Google™ pelo Konqueror, irá produzir o URL: http://www.google.com/search?q=konqueror&ie=UTF-8&oe=UTF-8. Agora, tudo o que necessita é substituir o Konqueror por \{@}
neste exemplo para descobrir o URI correcto a introduzir.
No terceiro campo, necessita de indicar o atalho do URI. Por exemplo, o gg
no gg:konqueror
. Na próxima opção — a lista — terá a opção para seleccionar a codificação de caracteres que será usada para codificar o texto da pesquisa. Logo que tenha introduzido todas as opções correctamente, carregue em Enter, para que o seu novo Atalho Web fique agora disponível no Konqueror.