Capítulo 11. Configurar o Konqueror

Pamela Roberts

Tradução: José Pires

Da mesma forma que o resto do KDE, o Konqueror é altamente configurável, de modo a que você obtenha a aparência e comportamento que melhor se adequa às suas necessidades e desejos.

Barras de Ferramentas

Quando o KDE é instalado como novo, a janela do Konqueror contém uma barra de menu, as barras Principal e Localização e possivelmente uma Barra de Favoritos.

Talvez você não necessite de todas estas barras. Para esconder uma delas, basta ir ao menu ConfiguraçãoBarras de Ferramentas Visíveis e desligar a sua opção. Para mostrar uma barra escondida, basta voltar a assinalar a opção.

A barra de menu em cima poderá ser comutada com a combinação de teclas Ctrl+M.

Se você carregar com o botão direito numa barra de ferramentas, irá obter um menu onde poderá configurar esta barra. Poderá bloquear ou desbloquear a posição da barra escolher a orientação, a posição do texto e o tamanho dos ícones das barras desbloqueadas.

Se as barras de ferramentas estiverem desbloqueadas, do lado esquerdo de cada uma delas irá ver algumas pegas. Se carregar com o botão esquerdo do rato nelas, poderá arrastar uma barra para uma posição nova e ainda destacá-la da janela, colocando-a em qualquer ponto do seu ecrã.

Os ícones apresentados nas várias barras podem ser alterados ao usar a opção ConfiguraçãoConfigurar as Barras de Ferramentas..., a qual fará aparecer a janela de Configurar as Barras de Ferramentas. O número e tipo de barras dependerá se o Konqueror estará no modo de Navegação Web ou no modo de Gestão de Ficheiros e se tem 'plugins' do Konqueror instalados.