Capítulo 2. Fundamental do Konqueror

Pamela Roberts

Tradução: José Pires

Importante

Como todas as aplicações do KDE, o Konqueror é altamente configurável. Este documento descreve como é que o Konqueror se comporta com a configuração normal e predefinida.

Um rato de três botões poderá ser útil quando você estiver a correr o Konqueror ou qualquer outra aplicação do KDE. Se o seu rato só tiver dois botões então você deverá ser capaz de configurar o seu sistema de modo a que possa simular um botão do meio do rato ao carregar ambos os botões ao mesmo tempo.

Poderá ler mais sobre a sua utilização do rato em “Acções do Botão Esquerdo e do Meio do Rato”

Se você está habituado a ter de fazer duplo-click para efectuar uma operação, então tenha cuidado, porque em conjunto com o resto do KDE, o Konqueror utiliza por omissão 'clicks' simples.

Iniciar o Konqueror

Sendo um gestor de ficheiros e um navegador combinado, o Konqueror irá alternar automaticamente entre os dois modos sempre que necessário enquanto está em execução, mas é conveniente ser possível escolher qual dos modos a usar quando você iniciar.

  • No lançador de aplicações, seleccione a opção InternetKonqueror (Navegador Web) para o iniciar como um navegador Web.

  • O Alt+F2 irá abrir o KRunner, onde poderá escrever konqueror (em minúsculas), carregando de seguida em Enter, para iniciar no modo de gestão de ficheiros, ou poderá ainda escrever um URL como por exemplo http://www.konqueror.org para iniciar o Konqueror como um navegador Web.

Nota

Carregue na seta preta à direita da Página Inicial para voltar para a sua Pasta Pessoal no modo de gestão de ficheiros e vice-versa.

Se o Konqueror for o gestor de ficheiros por omissão, também é iniciado automaticamente quando você carrega com o botão esquerdo num ícone do ecrã que representa uma pasta, como uma unidade de disco rígido ou o ícone do Lixo.