Módulo de Informação de Memória

Este módulo mostra a utilização actual da memória. É actualizado constantemente e pode ser bastante útil para descobrir pontos críticos, quando estão a ser executadas certas aplicações.

Tipos de Memória

A primeira coisa que precisa de compreender é que existem dois tipos de memória disponíveis ao sistema operativo e aos programas que correm nela.

O primeiro tipo é a memória física. Esta é a memória localizadas nos 'chips' de memória no seu computador. É a RAM (de Random Access Memory) que comprou quando adquiriu o seu computador.

O segundo tipo é denominado de memória virtual ou de paginação. Este bloco de memória corresponde de facto a espaço no disco rígido. O sistema operativo reserva um espaço no disco rígido para o espaço de paginação. Assim poderá utilizar esta memória virtual se esgotar a memória física. A razão pela qual se chama memória de paginação tem a ver com o facto do sistema operativo retirar certos blocos de dados (as páginas) da memória que ela pensa que o utilizador não irá necessitar por agora, e guardá-los no disco nesse espaço reservado. O sistema operativo carrega então depois os dados novos que necessita, trocando (swapping) os dados não necessários pelos necessários de momento. A memória virtual não é tão rápida quanto a física, por isso os sistemas operativos tentam manter os dados (principalmente os mais utilizados) na memória física.

A memória total é a soma da memória física com a virtual.

Módulo de Informação de Memória

Esta janela está dividida numa secção superior e outra inferior

A secção superior mostra-lhe a memória física total, a virtual total, a partilhada e a reservada para 'buffers'.

Todos os quatro valores são representados como o número total de bytes e como o número de megabytes (1 megabyte = ligeiramente maior que 1 000 000 bytes)

A secção inferior mostra ao utilizador três gráficos:

  • A Memória Total (a combinação da memória física e virtual).

  • Memória Física

  • Memória virtual ou Área de Paginação.

As áreas a cinzento estão livres, enquanto as azuis e verdes estão a ser usadas.

Dica

Os valores exactos de cada tipo de memória não são críticos e mudam regularmente. Quando avaliar esta página, preste atenção à evolução.

O seu computador tem bastante espaço livre (áreas a cinzento)? Se não tem, pode aumentar a área de paginação ou a memória física.

Para além disso, se o seu computador parecer arrastar-se: estará a sua memória física completamente ocupada e o seu disco rígido sempre a ser acedido? Isto dá a entender que não tem memória física suficiente e o seu computador está a basear-se na memória virtual, que é mais lenta, para os dados mais usados. Se aumentar a sua memória física, aumentará a capacidade de resposta do seu computador.