Módulo de Informação de Portos de Entrada/Saída

Esta página fornece informações acerca dos portos de E/S.

Os portos de entrada/saída são endereços de memória utilizados pelo processador para comunicar directamente com um dispositivo que lhe enviou uma interrupção.

A troca de comandos ou dados entre o processador e o dispositivo ocorreu através do porto de entrada/saída deste, o qual é representado por um número hexadecimal. Não é possível a dois dispositivos partilhar o mesmo porto de entrada/saída. Muitos dispositivos utilizam múltiplos portos de entrada/saída, os quais são expressos como uma gama de números hexadecimais.

Nota

A informação exacta que é disponibilizada depende do sistema. Em alguns sistemas operativos ainda não é possível fornecer informações acerca dos portos de entrada/saída.

No Linux® esta informação é lida de /proc/ioports. Esta interface só está disponível se o pseudo-sistema de ficheiros /proc estiver compilado no núcleo. É fornecida uma lista de todas as gamas de portos de entrada/saída registadas.

A primeira coluna mostra o porto de entrada/saída (ou a gama de portos de entrada/saída), e a segunda o dispositivo que utiliza estes portos.

O utilizador não pode modificar qualquer configuração nesta página.