Capítulo 1. Usar o KImageMapEditor

O KImageMapEditor é um editor de mapas de imagens em HTML para o KDE. Permite-lhe criar e modificar os mapas de imagens em HTML.

Imagem

A janela principal do KImageMapEditor.

Uma utilização comum é um mapa-mundo, onde cada país é um mapa da imagem. Se carregar num país do mapa, poderá abrir uma ligação para o país seleccionado.

A criação de um mapa da imagem, são necessários os seguintes passos:

Carregar um ficheiro de imagem (png, jpg, gif) ou um ficheiro HTML do seu disco ou arrastá-lo para a área da imagem. Seleccione uma imagem na área de Imagens.

Adicione um mapa da imagem com a opção do menu MapaNovo Mapa e indique um nome para o mesmo.

Agora, o menu Ferramentas fica activo e você poderá seleccionar a forma geométrica apropriada, como um Círculo, um Rectângulo, um Polígono ou um Polígono Livre, definindo uma área a carregar na imagem.

A janela do Editor de Marcas da Área fica visível. Na página Geral, indique os atributos HREF (o URL da ligação de destino), o Alt.Text (texto alternativo), o Destino e o Título.

A página de Coordenadas mostra os dados geométricos da forma. A edição do valor permite-lhe ajustar o tamanho e a posição na imagem, à medida que as as suas alterações ficam logo visíveis na imagem. O tamanho e a posição poderão ser alterados também com o rato.

Para abrir a janela do Editor de Marcas da Área de um mapa já definido, use a opção Propriedades do menu Editar ou o menu de contexto da região.

Use a opção MapaMostrar o HTML para ver o código HTML gerado para o mapa.

De seguida, abra a opção ImagemEditar o 'Usemap'... e indique o nome do mapa como valor para o 'usemap'. Grave o seu trabalho com a opção FicheiroGravar. Abra o ficheiro HTML no Konqueror para verificar se o mapa da imagem funciona como seria de esperar.

As opções de configuração do KImageMapEditor poderão ser acedidas se abrir a janela de configuração com a opção ConfiguraçãoConfigurar o KImageMapEditor... do menu.

Janela de configuração do KImageMapEditor

A janela de configuração do KImageMapEditor.