Capítulo 3. Usar o KGpg

Existem duas formas de cifrar os seus dados:

  • Cifra simétrica: os seus dados são apenas cifrados com uma senha. Qualquer pessoa que tiver um computador com o 'gpg' poderá decifrar a sua mensagem se lhe der a senha. Para efectuar uma cifra simétrica, escolha a "cifra simétrica" na janela de opções quando for pedido para escolher uma senha de cifra.

  • Cifra por chave: primeiro terá de criar o seu par de chaves (pública e privada) e indicar uma frase-senha. Mantenha a sua chave privada num local seguro e troque a sua chave pública com os seus amigos. Aí, se quiser enviar uma mensagem cifrada para o Alex, terá de cifrar a mensagem com a chave pública do Alex. Para decifrar a mensagem, o destinatário irá necessitar da chave privada e da frase-senha do Alex.

A cifra por chave é um pouco mais complicada (precisa de trocar chaves com os seus amigos) mas é mais segura. Lembre-se que, se cifrar uma chave com a chave de outra pessoa, não será capaz de a decifrar. Só consegue decifrar as mensagens que tenham sido cifradas com a sua chave pública.

Gerar uma chave

Se não tiver uma chave, o KGpg irá automaticamente mostrar a janela de geração de chaves no primeiro arranque. Pode também aceder à mesma no Gestor de Chaves a partir da opção ChavesGerar um Par de Chaves.

Basta indicar o seu nome, o endereço de e-mail e carregar em Ok. Será gerada uma chave-padrão de GPG. Se quiser mais opções poderá carregar no botão do Modo Experiente, o que irá mostrar uma janela do Konsole com todas as opções do 'gpg'.

Muitas pessoas gostam de brincar com a sua primeira chave, geram ID's de utilizadores inválidos, adicionam comentários que se arrependem mais tarde ou simplesmente esquecem a sua senha. Para evitar que essas chaves se mantenham válidas para sempre, é normalmente boa ideia limitar o tempo de vida para cerca de 12 meses. Você poderá modificar o tempo de vida das suas chaves privadas mais tarde com a janela de propriedades da chave.