Configurar o KGpg

A configuração está acessível através do menu da 'applet' do KGpg (se carregar com o botão direito do rato na 'applet') ou através do menu principal ( ConfiguraçãoConfigurar o KGpg). Poderá definir os parâmetros por omissão para a encriptação, a descodificação, a interface do utilizador e a 'applet'. A maioria das opções de encriptação estão relacionadas directamente com o gpg e estão documentadas na sua página do 'man'.

Encriptação

Aqui poderá configurar opções especiais a passar ao GnuPG, para mudar o comportamento da encriptação. Para uma descrição mais detalhada, dê uma vista de olhos no manual do GnuPG.

  • Encriptação ASCII armada: isto faz com que os ficheiros encriptados fiquem guardados num formato que só use caracteres visíveis do ASCII e tenha linhas curtas. Os ficheiros guardados desta forma são maiores que os ficheiros em binário, mas são mais simples de enviar isto é por e-mail.

  • Permitir cifra com chaves não-fidedignas: esta opção permite-lhe encriptar os ficheiros com chaves nas quais não confia.

  • Compatibilidade com o PGP 6: os ficheiros encriptados são compatíveis com a norma antiga do PGP6. Esta desactiva certas funcionalidades; como tal, só a deverá usar se for realmente necessário.

  • Esconder o ID do utilizador: esta opção remove todos os vestígios do destinatário no ficheiro encriptado. No caso de a transmissão ser interceptada, ninguém poderá obter informações sobre o destinatário a partir do ficheiro. Se este destinatário tiver várias chaves, terá de experimentar para saber qual foi usada.

  • Encriptar sempre com: todas as encriptações são encriptadas adicionalmente com esta chave. Se configurar esta opção com uma das suas chaves privadas, isto garante que você poderá ler sempre todos os dados encriptados por si, com o custo de mensagens maiores.

  • Encriptar os ficheiros com: comporta-se como o Encriptar sempre como para a encriptação de ficheiros.

  • Comando de encriptação personalizado: se necessitar de passar algumas opções pouco usuais ao GnuPG, poderá indicar a linha de comandos aqui. A maioria dos utilizadores não irá necessitar disto.

  • Usar a extensão *.pgp para os ficheiros encriptados: se assinalar esta opção, os ficheiros encriptados terão adicionada ao seu nome a extensão .pgp; caso contrário, é utilizada a extensão .gpg.

Descodificação

Aqui poderá indicar um comando de descodificação personalizado. Esta opção raramente é usada, e só é útil para os utilizadores avançados que conheçam as opções da linha de comandos.

Aparência

Aqui poderá configurar a forma como lhe aparece o KGpg. As opções possíveis são as cores que reflectem os diferentes níveis de confiança nas chaves do gestor de chaves e a configuração dos tipos de letra do editor.

Configuração do GnuPG

Aqui poderá configurar o executável do 'gpg' e o ficheiro de configuração e pasta pessoal a utilizar. Estes valores são detectados automaticamente no primeiro arranque e deverão funcionar logo à partida.

A utilização do agente do GnuPG torna mais confortável o trabalho com o GnuPG, dado que não necessita de escrever a sua senha para todas as acções. Fica guardada numa 'cache' em memória durante algum tempo, de modo que todas as operações que pudessem necessitar de uma senha possam ser feitas imediatamente. Lembre-se que isto poderá permitir às outras pessoas usarem as suas chaves privadas, caso deixe a sua sessão acessível para elas.

Servidores de Chaves

Aqui poderá criar uma lista dos servidores de chaves conhecidos por si quando abrir a janela do servidor de chaves. Se executar o GnuPG a partir da linha de comandos, somente será usado o servidor de chaves que definir por omissão aqui.

O protocolo usado para a comunicação com os servidores de chaves baseia-se em HTTP, por isso fará sentido, em alguns ambientes que se possa honrar o 'proxy' de HTTP quando disponível.

Diversos

Esta secção permite a configuração de algumas funcionalidades que não se encaixam noutras secções. Poderá configurar, por exemplo, para iniciar o KGpg automaticamente no arranque. A opção usar a selecção do rato em vez da área de transferência altera se as selecções são feitas através do botão do meio do rato ou se são feitas por combinações de teclas.

Poderá também alterar se o ícone da bandeja do KGpg aparece ou não e o que acontece se o ícone for seleccionado através do botão esquerdo do rato. Se a 'applet' aparecer, ao fechar, a janela do KGpg irá minimizar a aplicação para a bandeja. Se o ícone não aparecer, o KGpg irá sair quando fechar todas as janelas.