Lidar com os servidores de chaves

Comunicação com os servidores de chaves

A parte pública de um par de chaves normalmente é guardada num servidor de chaves. Estes servidores permitem a toda a gente procurar por uma chave que pertença a uma dada pessoa ou endereço de e-mail. As assinaturas também são guardadas nestes servidores.

Esta janela dá-lhe acesso aos servidores de chaves. Poderá procurar e importar chaves a partir de um servidor de chaves, assim como exportar as suas chaves para um servidor. Um exemplo de pesquisa e importação acontece quando tenta escrever um e-mail para alguém novo. Se quiser encriptar a sua mensagem para o seu contacto, poderá procurar se ele ou ela tem uma chave nos servidores de chaves. Se tiver criado um novo par de chaves ou tiver assinado a chave de outra pessoa, poderá querer exportar a chave pública (possivelmente com assinaturas novas) para um servidor de chaves.

A maioria dos servidores de chaves sincroniza os seus dados entre si, pelo que poderá obter resultados semelhantes, independentemente do servidor que usar. Dado que existem excepções a esta regra, poderá escolher o servidor de chaves a usar nesta janela. Normalmente é uma boa ideia escolher um servidor predefinido que esteja localizado perto de si (p.ex. no seu país ou no seu continente), dado que estes respondem normalmente mais depressa às suas pesquisas.

Lembre-se que tudo o que enviar para um servidor de chaves normalmente ficará por lá. Esta é uma razão pela qual deverá normalmente limitar o tempo de validade das suas chaves. Lembre-se também que os servidores de chaves são algumas vezes analisados pelos geradores de lixo electrónico para obter endereços de e-mail.

Resultados da pesquisa no servidor de chaves

Todos os resultados de uma pesquisa são apresentados nesta janela. Esta imagem mostra uma pesquisa por endereços "@kde.org" que originaram 244 resultados. Se usar o campo de pesquisa, a lista apresentada foi reduzida a uma única chave. Esta chave tem duas correspondências: o ID do utilizador primário corresponde ao texto da pesquisa, assim como um dos outros ID's do utilizador.

Poderá seleccionar uma ou mais chaves a importar. Os ID's dessas chaves aparecem no campo de Chaves a importar, no fundo da janela. Quando carregar em Importar, o servidor de chaves será contactado de novo e as chaves serão obtidas para o seu porta-chaves.