
Um par de chaves que tenha expirado poderá voltar a um estado operacional, desde que tenha acesso à chave privada e à frase-senha. Para inutilizar de forma fiável uma chave, terá de a revogar. A revogação é feita com a adição de uma assinatura de revogação especial à chave.
Esta assinatura de revogação poderá ser criada em conjunto com a chave. Nesse caso, é guardada num ficheiro separado. Esse ficheiro poderá então ser importado para o porta-chaves e depois anexado à chave, inutilizando-a. Lembre-se por favor que, para importar esta assinatura para a chave, não é necessária qualquer senha. Como tal, deverá guardar esta assinatura de revogação num local seguro, normalmente num que seja distinto do seu par de chaves. Um bom conselho é usar um local separado do seu computador, seja copiando-o para um dispositivo externo de armazenamento (p.ex., um disco USB) ou imprimindo-o.
Se não tiver criado uma dessas revogações destacadas na criação da chave, poderá criar uma assinatura de revogação em qualquer altura, escolhendo a opção → , importando-a opcionalmente para o seu porta-chaves de imediato.