
Carregue no ficheiro que deseja cifrar com o botão → no menu de contexto. Ser-lhe-á apresentada a janela de selecção da Chave Pública. Escolha a chave do destinatário e carregue em . O ficheiro cifrado será gravado com uma extensão .asc
ou .gpg
, dependendo se escolheu a cifra armada ASCII ou não. Os ficheiros encriptados em ASCII só usam os caracteres visíveis, para representar os dados resultantes, nos ficheiros para serem mais robustos ao copiar ou enviar por e-mail; contudo, são maiores em um terço.

Poderá encriptar o conteúdo da área de transferência, seleccionando para tal a opção no menu da 'applet'. Quando escolher a opção , então o texto será assinado em alternativa. Ambas as acções irão importar o conteúdo actual da área de transferência para a janela do editor, efectuam a acção pedida e colam o conteúdo de volta no editor.
É tão simples como carregar no botão . Ser-lhe-á então apresentada a janela de selecção da chave pública; escolha a sua chave e carregue em . A mensagem cifrada irá então aparecer na janela do editor.
Normalmente, só poderá encriptar os ficheiros que sejam da sua confiança. Dado que, algumas vezes, só deseja enviar uma nota privada a algumas pessoas que sabe que têm uma chave de GPG, poderá activar a opção Activar a encriptação com chaves não-fiáveis.
Para se certificar que consegue descodificar os ficheiros que encriptou, mesmo que o tenha feito com a chave de outra pessoa, poderá usar as opções Encriptar sempre com e Encriptar os ficheiros com, que estão disponíveis na configuração do KGpg.
Para mais informações sobre as opções de encriptação “Cifra de ASCII armada”, “Permitir a cifra com chaves não fiáveis” e “Cifra simétrica”, por favor veja a documentação ou as páginas do 'man'.