
Agora vem a edição propriamente dita. Os vídeos do projecto são combinados para o resultado final na linha temporal. Eles são colocados aí por arrastamento: arraste alguns vídeos de Nápoles (assumindo que está a usar os ficheiros oferecidos acima, como no resto deste tutorial; caso não seja, certifique-se que o seu ecrã é à prova de água e de tomates) e largue-o na primeira faixa da linha temporal.

Primeiros vídeos na linha temporal
Dado que é preciso algum trabalho de recortes, largue a colher na primeira faixa também. Depois, arraste Nápoles para o início da linha temporal (caso contrário, o vídeo gerado iria começar com alguns segundos de preto total) e meter a colher logo a seguir a Nápoles, de forma que se pareça com a imagem à esquerda (onde foi feita uma ampliação com Ctrl+Roda.)

Cursor da linha temporal
O resultado poderá já ser visto previamente se carregar no Espaço (ou no botão Tocar do monitor do projecto). Irá ver Nápoles seguida directamente por uma colher. Se o cursor da linha temporal não estiver no início, o monitor do projecto irá começar algures a meio; poderá mover o cursor se o arrastar na régua da linha temporal ou no monitor do projecto. Se preferir os atalhos de teclado, o Ctrl+Home fará o mesmo para o monitor activado. (Seleccione o Monitor do Projecto se não estiver ainda seleccionado antes de usar a combinação de teclas.)

Marcador de dimensionamento
Dado que a seguir à comida vem a brincadeira, existe um vídeo de bilhar. Adicione-o também à linha temporal. Nos primeiros 1,5 segundos não acontece nada no vídeo, pelo que poderá ser cortado para evitar que o vídeo se torne aborrecido. Uma forma simples[4] de o fazer é mover o cursor da linha temporal para a posição desejada (isto é a posição onde deseja cortar o vídeo), depois arraste o contorno esquerdo do vídeo quando aparecer a marcação de dimensionamento. Ajustar-se-á para o cursor da linha temporal quando se aproximar o suficiente.

Sobrepor os vídeos
Para adicionar uma transição entre a comida (a colher) e o jogo de bilhar, os dois vídeos terão de se sobrepor. Para ser mais exacto: o segundo vídeo deverá estar antes ou depois do primeiro e terminar algumas imagens após começar o segundo vídeo. A ampliação até que apareçam as marcações das imagens individuais poderá ajudar aqui; também simplifica ter sempre a mesma duração da transição, como o exemplo das cinco imagens neste caso.
Poderá ampliar tanto com a barra de ampliação no fundo da janela do Kdenlive ou com Ctrl+Roda do rato. O Kdenlive irá ampliar o cursor da linha temporal, pelo que defina primeiro a sua posição onde deseja ampliar, executando a operação propriamente dita depois.

Marcador de transição
Agora que os vídeos se sobrepõem, poderá adicionar a transição. Isto é feito com o botão direito do rato sobre o vídeo superior e escolhendo a opção Adicionar uma Transição ou, ainda mais fácil, se carregar no canto inferior direito do vídeo da colher. Por omissão, isto irá adicionar uma transição de dissolução, a qual será a melhor ideia, dado que a colher não é necessária para a reprodução, de qualquer forma.
As transições de dissolução transformam o primeiro vídeo no segundo.

Vamos então agora adicionar o último vídeo - o piano - e aplicar de novo uma transição de dissolução. Quando o adicionar à primeira faixa da linha temporal, terá de carregar no canto inferior esquerdo do vídeo para adicionar a transição ao vídeo anterior.

Efeitos
O piano poderá ficar colorido se adicionar um efeito ao mesmo. Seleccione o vídeo do piano, depois faça duplo-click sobre o efeito do Ajuste RGB na lista de Efeitos. Se não estiver visível, poderá obter a lista com a opção → .

Assim que tiver adicionado o efeito, o seu nome será adicionado ao vídeo da linha temporal. Será também apresentado no item da Pilha de Efeitos.

A Pilha de Efeitos com o ajuste RGB
Para dar um tom quente e alaranjado à imagem, criando um ambiente de noite confortável, o azul terá de ser reduzido e o vermelho e o verde aumentados.
Os valores na pilha de efeitos poderá ser alterado se usar a barra deslizante (o botão do meio do rato repõe o valor predefinido) ou indicando um valor directamente ao fazer duplo-click no número à direita da barra.
Poderá adicionar efeitos com o ícone Adicionar um novo efeito (na imagem à esquerda) na Pilha de Efeitos; este refere-se sempre ao vídeo que estiver seleccionado de momento na linha temporal. Se desligar a opção, estes ficarão desactivados temporariamente (a configuração permanece à mesma); isto isto é é útil para os efeitos que necessitam de bastante processamento, para que possam ser desactivados quando estiver a editar e activados quando for fazer a rasterização.
Para alguns efeitos, como o usando aí, é possível adicionar imagens-chave. O ícone do relógio na imagem indica isso. As imagens-chave são usadas para alterar os parâmetros do efeito ao longo do tempo. No nosso vídeo, isto permite-nos desvanecer a cor do piano de uma cor de noite quente para uma cor de noite fria.

Imagens-chave para os efeitos
Depois de carregar no ícone da imagem-chave (o ícone do relógio da imagem anterior), o item da Pilha de Efeitos ficará reorganizada. Por omissão, existirão duas imagens-chave: uma no início do vídeo na linha temporal e outra no fim. Mova o cursor da linha temporal para o fim do vídeo, de modo que o monitor do projecto mostre de facto as cores novas ao mudar os parâmetros da imagem-chave no fim.
Certifique-se que a última imagem-chave está seleccionada na lista da Pilha de Efeitos. Aí estará pronto para inundar o piano com um azul profundo.
Se mover o cursor da linha temporal para o início do projecto e o reproduzir (com o Espaço ou com o botão Tocar no Monitor do Projecto), o piano agora deverá mudar para a cor desejada.
As imagens-chave foram a parte mais difícil deste tutorial. Se conseguiu lidar bem com esta questão, sentir-se-á à vontade para dominar o Kdenlive facilmente!
[4] Da forma que está escrito isto, dá a entender que existem várias formas de cortar um vídeo. Isto é verdade, de facto.