

Estrutura de pastas do Kdenlive
O primeiro passo é criar uma nova pasta (vazia) para o nosso novo projecto. Chamar-se-á introdução-tutorial/
neste tutorial. Depois, arranje alguns vídeos de exemplo ou transfira-os aqui: kdenlive-tutorial-videos-2011-avi.tar.bz2 (7 MB)[1] e extraí-los isto é para introdução-tutorial/Videos/
, uma sub-pasta dentro da pasta do projecto.
A imagem da esquerda mostra a estrutura de pastas sugerida: Cada projecto tem a sua própria pasta, com os ficheiros dos vídeos na sub-pasta Videos
e os ficheiros de áudio na pasta Audio
, etc. (ler mais)
(O tutorial assume a partir de agora que irá usar os vídeos fornecidos como exemplos, se bem que poderá funcionar com qualquer um.)

Janela de Novo Projecto
Abra o Kdenlive e crie um projecto novo ( → ).
Escolha a pasta do projecto criado anteriormente (introdução-tutorial/
) e seleccione um perfil para o projecto apropriado. Os ficheiros de vídeo aqui fornecidos estão no formato 720p, 23,98 fps.[2] Se estiver a usar os seus próprios ficheiros e não souber quais usar, o Kdenlive irá sugerir um perfil apropriado quando for adicionado o primeiro vídeo, pelo que poderá deixar o campo como quiser.
[1] Se preferir vídeos em Theora (o que poderá não ser o caso, dado que o vídeo Ogg normalmente provoca problemas), poderá obter em alternativa o kdenlive-tutorial-videos-2011-ogv.tar.bz2.
[2] 720 é a altura do vídeo, onde o 'p' significa progressivo em contraste ao entrelaçado, e o número 'fps' indica o número de imagens completas por segundo.