
Segue-se um conjunto de dicas para poupar tempo na utilização do Dolphin.
Para criar rapidamente um favorito no painel Locais para a pasta actua, carregue com o botão do rato no espaço de trabalho e carregue na opção , no menu de contexto.
O Dolphin é capaz de procurar por ficheiros num sistema de ficheiros e pelo seu conteúdo. Se o Ctrl+F for carregada ou se usar a opção → , a barra de Pesquisa irá abrir já configurada com a pesquisa dentro da pasta actual e das suas sub-pastas.

O Dolphin a efectuar uma pesquisa pelos ficheiros e pelo seu conteúdo.
A pesquisa não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, nem necessita de caracteres especiais envolventes (*xpto*
e xpto
são equivalentes), mas poderá usar caracteres especiais dentro do termo a pesquisar. O *
irá corresponder a um ou mais caracteres, enquanto o ?
só corresponde a um carácter.
Esta funcionalidade pode ser usada com os serviços do Baloo em execução; sem esses serviços, é invocado um KIOSlave para fornecer os resultados da pesquisa.
A opção de Em todo o lado, com o Baloo activo, irá pesquisar em todas as pastas indexadas; sem o Baloo, esta opção inicia a pesquisa a partir da Pasta Pessoal
do utilizador.

A pesquisa com mais opções visíveis do Dolphin.
Use o botão Mais Opções para expandir a barra de Pesquisa. Isto oferece uma forma muito confortável para o utilizador expandir o número de resultados da pesquisa.
Para iniciar uma pesquisa, seleccione um ou mais tipos de ficheiros (Documentos, Áudio, Vídeo, Imagens), um período de tempo e a classificação
Em alternativa, poderá usar estas opções no painel de Locais, em conjunto com a barra de Filtro para procurar ficheiros com o Baloo ou limitar a pesquisa aos ficheiros seleccionados.
Uma forma rápida de montar Dispositivos de Armazenamento é carregar no dispositivo, dentro do painel de Locais. Isto irá montar e abrir o dispositivo no Dolphin.
O Dolphin é capaz de desfazer ou anular as alterações que os utilizadores tiverem feito aos ficheiros. Por exemplo, se um utilizador tiver enviado um ficheiro para o Lixo, o Dolphin consegue desfazer isto e repô-lo na pasta a que pertencia anteriormente. Para anular uma acção, pode fazê-lo com a opção → , isto é Desfazer: Mudar o Nome ou carregando em Ctrl+Z.
O Dolphin é capaz de mudar o nome a um conjunto de ficheiros ao mesmo tempo. Cada ficheiro terá o nome indicado, seguido de um um número correspondente ao número de ficheiros escolhidos para nomeação; isto é Testes 1.png, Testes 2.png, Testes 3.png. Isto é útil quando tiver, isto é, um conjunto de ficheiros de imagens tiradas com uma máquina fotográfica digital.
Se um utilizador quiser mudar o nome a um conjunto de ficheiros, terá primeiro se seleccionar os ficheiros a mudar de nome. Isto poderá ser feito se carregar no botão Ctrl e em cada um dos ficheiros a mudar de nome (ver mais detalhes sobre a selecção de itens em Seleccionar Itens na Janela. O utilizador terá então de abrir a janela de mudança de nome em lote; isto poderá ser feito com a tecla F2 ou com o menu Ficheiro: → .
do rato e arrastar o rato sobre os ficheiros a mudar de nome ou carregando emO utilizador terá então de introduzir o nome que deseja dar aos ficheiros. O carácter # também deverá estar presente dentro do nome. Os ficheiros irão então ter esse nome com um número diferente consecutivo para cada ficheiro, no local em que se encontra o carácter #
.
Se todas as extensões de ficheiros na sua selecção forem diferentes, o nome de todos os ficheiros poderá ser alterado sem usar um #
enquanto preserva as extensões dos ficheiros. Isto é isto é útil para mudar o nome de um ficheiro de vídeo e todos os ficheiros de legendas associados, que por acaso tenham os mesmos nomes de ficheiros, mas extensões diferentes.
Se tiver instalada a aplicação Kompare, podê-la-á usar para ver as diferenças entre dois ficheiros ou pastas.
Deverá primeiro seleccionar os dois ficheiros ou pastas a comparar. Depois, poderá lançar a aplicação Kompare com a opção do menu → . O Kompare irá então abrir com as diferenças encontradas entre os ficheiros ou pastas.
O Dolphin consegue filtrar uma selecção de ficheiros dentro do espaço de trabalho de acordo com um texto específico. Por exemplo, se um utilizador desejar filtrar todos os ficheiros MP3 dentro de uma pasta, poderá filtrar com o texto “.mp3”. Isto iria então filtrar todos os ficheiros que não tivessem “.mp3” no seu nome.
Para filtrar os ficheiros, active primeiro a barra do filtro, quer ao carregar na tecla Ctrl+I ou através da opção → . Para desactivar a barra de filtragem, o utilizador deverá carregar na tecla Esc ou com o botão do rato na opção do menu → .