A Janela do Dolphin

Usar a Janela

A área mostra todos os ficheiros e pastas na pasta actual. Estes itens podem ser acedidos e manipulados de diversas formas:

  • Poderá abrir um ficheiro ou pasta se carregar nele com o botão esquerdo do rato (ou com um duplo-click, caso a opção Duplo-click para abrir os ficheiros e pastas esteja activa no Configuração do Sistema, no módulo Dispositivos de EntradaRato.

  • Se carregar em qualquer item ou na área em branco à volta dos itens com o botão direito do rato, irá abrir um menu de contexto que dá acesso a muitas das acções frequentes para o item ou para a pasta actual, respectivamente.

  • Se carregar com o botão esquerdo do rato num item, mas não libertar imediatamente o botão, o item poderá ser arrastado e largado noutra pasta da janela actual ou mesmo noutra janela do Dolphin (ou ainda na mesma janela do Dolphin, caso esteja dividida na horizontal ou vertical, como acontece em baixo) para a mover, copiar ou para criar uma ligação simbólica. Os itens poderão ainda ser largados sobre outra aplicação para os abrir na mesma.

O Dolphin recorda o histórico de pastas visitadas. Para voltar para trás ou para a frente no histórico, poderá usar os botões correspondentes na barra de ferramentas:

Os botões para Recuar e Avançar na barra de ferramentas.

Os botões Recuar e Avançar da barra de ferramentas poderão ser usados para navegar pelo histórico.

Aparência da Janela do Dolphin

A barra de ferramentas contém botões para controlar a aparência da janela:

Os botões na barra de ferramentas, que controlam a aparência da janela.

Os botões na barra de ferramentas, que controlam a aparência da janela.

Toda a configuração discutida em baixo e as outras opções respeitantes, isto é, à ordenação dos ficheiros na pasta actual, também poderão ser modificadas no menu Ver e na janela de Propriedades da Vista. Por omissão, estas opções serão recordadas em separado para cada pasta. Este comportamento poderá ser alterado na secção Geral da configuração.

Modos de Visualização

Os primeiros três botões da imagem acima mudam entre os vários modos de visualização do Dolphin.

  • Na vista de Ícones, que é a predefinida, os ficheiros serão representados por um ícone que visualiza o tipo do ficheiro, assim como será apresentado um ícone de pasta para as sub-pastas. Os nomes das pastas, ficheiros e itens activados em VerInformação Adicional aparecem debaixo dos ícones.

  • Na vista Compacta, mostra o conteúdo da pasta como ícones com o nome ao lado e os itens activados em VerInformação Adicional por baixo do nome. Os itens são agrupados por colunas, de forma semelhante à vista Curta da janela de ficheiros do KDE.

  • Na vista de Detalhes, o conteúdo da pasta é apresentado como uma lista detalhada, a qual contém o nome, o tamanho e a data de modificação de cada item. Poderá adicionar novas colunas, caso carregue num cabeçalho de coluna com o botão direito do rato.

    No menu de contexto da linha do cabeçalho, poderá optar entre uma largura automática ou personalizada para as colunas. A largura automática ajusta a largura de todas as colunas de uma vez, de modo a mostrar o item mais comprido na coluna por completo, excepto a coluna Nome, onde a extensão é substituída por ...

    A ordem das colunas pode ser alteradas se arrastar os cabeçalhos das mesmas, excepto a Nome, que é sempre a primeira coluna nesta janela.

    A vista de detalhes permite ver a pasta actual numa organização em árvore, caso as Pastas expansíveis estejam activas: cada sub-pasta da pasta actual poderá ser expandida ou recolhida se carregar no ícone + ou - ao lado dela.

Vista Agrupada

Todos os modos de visualização suportam o agrupamento pelo tipo de ordenação seleccionado em VerOrdenar por

Informação na Janela

Em todos os modos de visualização, o Dolphin mostra pelo menos um ícone e um nome para cada item. Se usar a opção Informações Adicionais do menu Ver ou o menu de contexto do cabeçalho no modo de Detalhes, poderá seleccionar mais informações a apresentar para cada item:

Tamanho, Data, Tipo, Classificação, Marcas ou Comentário.

Dependendo do tipo de ficheiro, poderá seleccionar adicionalmente outros critérios de ordenação:

Documento: Número de palavras e linhas
Imagem: Tamanho e orientação
Áudio: Artista, álbum, duração e faixa

O submenu Outros permite seleccionar a Localização, Destino da Ligação, Copiado De, Permissões, Dono,ou Grupo de Utilizadores.

Antevisão

Se a Antevisão estiver activada, os ícones basear-se-ão no ficheiro actual ou no conteúdo da pasta; isto é, para as imagens, será apresentada uma antevisão reduzida da imagem.

Dividir

Se a opção Dividir for carregada, serão apresentadas duas áreas que mostram o conteúdo das diferentes pastas. Isto pode ser conveniente para mover ou copiar ficheiros.

Seleccionar os Itens na Janela

Existem diversas formas de seleccionar os itens na janela. Assim que estiver seleccionado um grupo de itens, todas as acções, como o Cortar, Copiar, Enviar para o Lixo e as operações de arrastamento, irão afectar todos os itens seleccionados.

Seleccionar os Itens com o Rato

  • Poderá carregar com o botão esquerdo do rato num local da janela e desenhar um rectângulo em torno de um grupo de itens, antes de largar o mesmo botão. Isto irá seleccionar todos os itens dentro do rectângulo e irá limpar a selecção anterior. Se a tecla Shift estiver carregada, durante o processo de selecção, será mantida a selecção anterior.

  • Se mantiver carregada a tecla Ctrl enquanto carregar num item com o botão esquerdo do rato, o estado de selecção deste item será comutado. Se a tecla Ctrl estiver pressionada enquanto desenha um rectângulo em torno de um grupo de itens, como foi descrito acima, o estado de selecção de todos os itens dentro do rectângulo será comutado.

  • Se tiver pressionado a tecla Shift, enquanto carrega sobre um item com o botão esquerdo do rato, todos os itens entre o item carregado anteriormente e o item carregado neste momento serão seleccionados.

  • Se a opção Mostrar o marcador de selecção estiver activa na página de Comportamento da secção Geral da configuração, irá aparecer um pequeno botão + ou - no canto superior esquerdo do item imediatamente sob o cursor do rato. Se carregar neste símbolo, irá marcar ou desmarcar esse item, respectivamente.

Seleccionar os Itens com o Teclado

  • Se carregar numa tecla de cursor, no Page Up, no Page Down, no Home ou no End, será seleccionado o novo item actual, cancelando a selecção anterior.

  • Se tiver pressionado a tecla Ctrl enquanto tiver carregado numa das teclas acima, a selecção ficará inalterada.

  • Se tiver pressionado a tecla Shift enquanto tiver carregado numa das teclas acima, todos os itens entre o item seleccionado anteriormente e o actual ficarão seleccionados.

  • Se tiver carregado na combinação Ctrl+Espaço, o estado de selecção do item actual será comutado.

  • O Ctrl+A selecciona todos os itens na janela.

  • O Ctrl+Shift+A comuta o estado de selecção de todos os itens da janela.

  • Seleccione um ficheiro ou pasta, escrevendo as primeiras letras do seu nome, para que seja seleccionado o primeiro item correspondente. Para limpar a selecção e cancelar a pesquisa com o teclado, carregue em Esc ou espere um pouco mais que o tempo-limite de 1 segundo.