Capítulo 3. Trabalhar com o Umbrello UML Modeller

Este capítulo introduzi-lo-á à interface de utilizador do Umbrello UML Modeller e indicar-lhe-á o que precisa de saber para começar a modelar. Todas as acções no Umbrello UML Modeller são acedidas através do menu e das barras de ferramentas, mas o Umbrello UML Modeller também recorre com frequência aos menus de contexto do botão direito do rato. Você poderá carregar com o botão direito do rato em praticamente qualquer elemento da área de trabalho ou da árvore do Umbrello UML Modeller para obter um menu com as funções mais úteis que poderão ser aplicadas ao elemento em particular com que está a lidar. Alguns dos utilizadores poderão achar um pouco confuso ao início porque estão mais habituados a trabalhar com o menu ou com as barra de ferramentas, mas logo que esteja habituado a carregar com o botão direito irá aumentar bastante a velocidade do seu trabalho.

Interface do Utilizador

A janela principal do Umbrello UML Modeller está dividida em três áreas que o ajudarão a manter uma ideia geral do seu sistema inteiro e a aceder mais depressa aos diferente diagramas enquanto trabalha no seu modelo.

Estas áreas são chamadas:

  • Vista em Árvore

  • Área de Trabalho

  • Janela de histórico de comandos e documentação

Interface de Utilizador do Umbrello UML Modeller

Interface de Utilizador do Umbrello UML Modeller

Vista em Árvore

A Vista em Árvore, ou simplesmente Árvore, está localizada no lado esquerdo e na parte superior da janela, e mostra todos os diagramas, classes, actores e casos de utilização que compõem o seu modelo. A vista em árvore também lhe dá uma forma rápida de alternar entre os diferentes diagramas do seu modelo e de inserir elementos do seu modelo no diagrama actual.

Se você estiver a trabalhar num modelo com bastantes classes e diagramas, a Árvore poderá ajudá-lo a ter a noção das coisas, organizando os elementos do seu modelo em pastas. Você poderá criar pastas se seleccionar a opção apropriada no menu de contexto (se carregar com o botão direito do rato numa das pastas da árvore) e poderá organizar os seus elementos, movendo-os para a pasta apropriada (arrastando-os e largando-os)

Janela de Histórico de Comandos e Documentação

A Janela de Histórico de Comandos e Documentação é a pequena janela que se localiza em baixo e à esquerda na janela do Umbrello UML Modeller, e dá-lhe uma antevisão rápida da documentação para o item seleccionado no momento. A Janela de Documentação é relativamente pequena porque pretende dar-lhe apenas uma ideia rápida da documentação do elemento, mas ocupando o mínimo espaço no ecrã possível. Se você precisar de ver a documentação com mais detalhe, poderá sempre abrir as propriedades do item.

Área de Trabalho

A Área de Trabalho é a janela principal do Umbrello UML Modeller e onde a acção real toma lugar. Você usa a Área de Trabalho para editar e ver os diagramas do seu modelo. A Área de Trabalho mostra o diagrama activo no momento. Actualmente só é possível mostrar um diagrama na Área de Trabalho em qualquer altura.