Adicionar e Remover Diagramas

O seu modelo UML consiste num conjunto de elementos UML e de associações entre eles. Todavia, você não consegue ver o modelo directamente, como tal você usa os Diagramas para olhar para ele.

Criar Diagramas

Para criar um novo diagrama no seu modelo, basta seleccionar o tipo de diagrama que precisa no sub-menu Novo do menu Diagrama e dar-lhe um nome. O diagrama será criado e tornado activo, e você vê-lo-á imediatamente na árvore.

Lembre-se que o Umbrello UML Modeller tira bastante partido dos menus de contexto: você também poderá carregar com o botão direito do rato numa pasta da Árvore e seleccionar o tipo de diagrama apropriado no sub-menu Novo do menu de contexto. Lembre-se que você poderá criar Diagramas de Casos de Uso apenas na Vista de Casos de Uso, enquanto que os outros tipos de diagramas só poderão ser criados nas pastas das Vistas Lógicas.

Remover Diagramas

Se você necessitar de remover um diagrama do seu modelo deve torná-lo activo e seleccionar a opção Remover do menu Diagrama. Você também poderá conseguir isto se seleccionar Remover do menu de contexto dos diagramas na árvore

Dado que a remoção de um diagrama é algo sério que poderá dar origem à perda de algum trabalho se for feito por acidente, o Umbrello UML Modeller perguntar-lhe-á se confirma a operação de remoção antes de remover efectivamente o diagrama. Assim que um diagrama tenha sido removido e o ficheiro tenha sido gravado não existe forma de anular essa acção.

Mudar o Nome a Diagramas

Se quiser mudar o nome de um diagrama existente, você-lo-á fazer facilmente se seleccionar a opção Mudar o Nome do seu menu do botão direito do rato da árvore.

Outra forma de mudar o nome de um diagrama é através da sua janela de propriedades, a qual poderá aceder se seleccionar Propriedades do seu menu de contexto ou se carregar duas vezes na árvore.