Planilha

A planilha é o componente principal do LabPlot quando estiver trabalhando com dados e é composto por colunas. Coluna é o conjunto de dados básico no LabPlot e é usada para gráficos e análise de dados. Cada coluna da planilha é definida pelo seu nome e tipo - numérico, texto, nomes de meses, nomes de dias e datas/horas. Da mesma forma, podem ser atribuídos formatos de representação diferentes para cada tipo, como o formato decimal ou científico para as colunas numéricas, etc.

Você pode colocar uma máscara nos pontos de dados selecionados na planilha (SeleçãoMascarar a seleção no menu de contexto da célula da planilha). Os dados com máscara não são desenhados no gráfico e também são excluídos das funções de análise de dados, como os ajustes, etc. Alternativamente, você pode colocar uma máscara ou retirar os valores de uma coluna (Mascarar os valores ou Soltar os valores do menu de contexto da coluna), definindo um intervalo. Ao definir quais os valores serão mascarados ou retirados, estão disponíveis diversos operadores (“igual a”, “maior que”, “menor que”, etc.). Essas operações poderão ajudar a ocultar ou remover alguns dados fora de contexto antes de, por exemplo, ajustar este conjunto de dados.

Qualquer função da planilha pode ser acessada através do menu de contexto (ao clicar com o botão direito do mouse). Você poderá recortar, copiar e colar dados entre planilhas, gerar, normalizar e ordenar os dados e, finalmente, criar gráficos a partir desses dados.

Novos dados podem ser produzidos através da sua introdução manual na folha de cálculo ou gerando os dados de acordo com uma determinada prescrição. O LabPlot oferece cinco formas diferentes de gerar os dados, todas acessíveis através do menu de contexto da coluna:

  • Números de linhas - Os valores na coluna são definidos de acordo com o seu número de linha, o que fornece uma forma simples de criar um índice rapidamente.

  • Valores constantes - Os valores na coluna são definidos de acordo com um valor constante configurado pelo usuário.

  • Valores equidistantes (apenas para colunas numéricas) - Dados os valores mínimo e máximo, os valores equidistantes poderão ser gerados através da fixação do número total de valores nesse intervalo ou pela fixação do incremento (distância).

  • Valores aleatórios (apenas para colunas numéricas) - Os valores são gerados de forma aleatória, de acordo com a distribuição selecionada. Para gerar número aleatórios distribuídos de forma uniforme, selecione a distribuição "Plana".

    Nos casos mais simples, uma distribuição não-uniforme é calculada de forma analítica a partir da distribuição uniforme de um gerador de números aleatórios, aplicando uma transformação apropriada. As distribuições mais complicadas são criadas através do método de aceitação-rejeição, que compara a distribuição desejada face a uma distribuição que é semelhante e conhecida de forma analítica.

  • Valores da função (apenas para colunas numéricas) - Os valores são gerados de acordo com uma função matemática oferecida pelo usuário, uma coluna (conjunto de dados) que contém os argumentos da função deverá ser indicada. É possível definir uma função multivariante e fornecer um conjunto de dados (uma coluna em uma planilha) para cada uma das variáveis. A caixa de diálogo correspondente suporta a criação de um número arbitrário de variáveis.

Os dados existentes podem ser importados para uma folha de cálculo, a partir de arquivos externos, através da caixa de diálogo "Importar dados". Os dados importados serão armazenados no arquivo do projeto. As alterações nos dados, efetuadas na folha de cálculo ou no arquivo externo após a importação, não serão mais sincronizadas.

Os dados apresentados na planilha poderão ser exportados para um arquivo externo (veja a caixa de diálogo de exportação).