Fluxo de criação de panoramas

Os panoramas necessitam de um fluxo de trabalho ligeiramente diferente da edição normal de fotografias. Isto deve-se ao facto de usarem vários ficheiros de origem. A ferramenta de escolha dos panoramas é o Autopano Pro, mas a última versão do digiKam também deverá funcionar bem, custando um valor nulo. A seguinte lista descreve os passos necessários:

  1. Marque as fotografias que pertencem a um panorama no KPhotoAlbum da forma apropriada. Isto é feito principalmente para evitar a eliminação de imagens por acaso, ao escolher o lixo no meio das fotografias tiradas. Poderá também querer usar isto para empilhar o conjunto de imagens originais nesta altura.

  2. Terá pelo menos duas opções simples para o passo seguinte:

    1. Poderá deixar que o Autopano Pro descubra os panoramas automaticamente na pasta de fotografias.

    2. Ou enviar as imagens adequadas para o Autopano Pro na linha de comandos para acelerar as coisas. Isto é útil se a pasta de imagens tiver diversas imagens diferentes, especialmente imagens RAW. Isto obriga a corrigir o programa que inicia o Autopano Pro para aceitar dados de entrada e para criar um ficheiro 'desktop' ou ainda invocar programas externos com uma linha de comandos própria.

  3. Se ocorrer que falte um pequeno pedaço do panorama, poderá tentar ajeitá-lo p.ex. com o Gimp. O Gimp funciona normalmente bastante bem se existir bastante "estrutura" para clonar, mas não existe qualquer garantia de que obtenha resultados úteis.

  4. Grave a imagem nova em qualquer ponto próximo da pasta de imagens do KPhotoAlbum e corra a opção ManutençãoSondar de Novo as Imagens e Vídeos. Esta deverá detectar o novo panorama e incluí-lo na galeria de imagens.

  5. Se tiver activado o Empilhamento Automático das imagens novas e se o nome do novo panorama corresponder às regras deste, o panorama deverá ficar no topo da pilha. Caso contrário ordene as imagens pela data, para que o novo panorama termine nas imagens de origem e as empilhe manualmente. (O Autopano Pro parece gravar os dados de EXIF da primeira imagem no panorama.)

  6. Poderá à mesma adicionar marcações nesta altura ao panorama ou poderá incluir todas as imagens de origem com a combinação Ctrl+2.