Capítulo 5. Outras Características

Outras Características do Umbrello UML Modeller

Este capítulo irá explicar brevemente algumas outras funcionalidades que o Umbrello UML Modeller lhe oferece.

Copiar objectos como imagens PNG

À parte de lhe oferecer as operações normais de cópia, corte e colagem que estaria à espera para copiar os objectos entre os diferentes diagramas, o Umbrello UML Modeller pode copiar os objectos como imagens PNG de modo a que as possa inserir noutro tipo de documento. Você não precisa de fazer nada de especial para usar esta funcionalidade, bastando para tal seleccionar um objecto de um diagrama (uma Classe, um Actor, etc.) e copiá-lo (Ctrl+C ou com o menu), e abra depois um documento do Calligra Words (ou outro programa onde possa colar imagens) e seleccionar Colar. Esta é uma grande funcionalidade para exportar partes do seu diagrama como imagens simples.

Exportar para uma Imagem

Você também poderá exportar um diagrama completo como uma imagem. A única coisa que terá de fazer é seleccionar o diagrama que deseja exportar, e seleccionar a opção Exportar como Imagem... no menu Diagrama.

Impressão

O Umbrello UML Modeller permite-lhe imprimir individualmente os diagramas. Carregue no botão Imprimir na barra da aplicação ou seleccionando a opção Imprimir do menu Ficheiro, para que lhe apareça uma janela normal de impressão do KDE, na qual você poderá imprimir os seus diagramas.

Pastas Lógicas

Para organizar melhor o seu modelo, especialmente no caso de projectos grandes, você poderá criar pastas lógicas na Árvore. Basta seleccionar a opção NovoPasta do menu de contexto das pastas por omissão da árvore para criar essas pastas. As pastas podem ser aninhadas e você poderá mover os objectos de uma para outra, se os arrastar do local de origem para os largar no destino.

Organizar um Modelo com Pastas Lógicas no Umbrello UML Modeller

Organizar um Modelo com Pastas Lógicas no Umbrello UML Modeller