Criar, Carregar e Gravar Modelos

A primeira coisa que você precisa para começar a fazer algo de útil com o Umbrello UML Modeller é criar um modelo sobre o qual trabalhar. Quando você inicia o Umbrello UML Modeller ele carregar sempre o último modelo usado ou cria um novo modelo em branco (dependendo das suas opções definidas na janela de configuração). Isto permitir-lhe-á começar a trabalhar logo num instante.

Novo Modelo

Se a qualquer altura você precisar de criar um novo modelo, poderá fazê-lo seleccionando para tal o item Novo do menu Ficheiro, ou carregando no ícone Novo da barra de ferramentas da aplicação. Se você estiver a trabalhar num modelo que foi modificado, o Umbrello UML Modeller perguntar-lhe-á se deverá gravar as suas alterações antes de carregar o novo modelo.

Gravar Modelo

Você poderá gravar o seu modelo em qualquer altura se seleccionar a opção Gravar do menu Ficheiro ou carregando no botão Gravar da barra de ferramentas da aplicação. Se precisar de gravar o seu modelo com outro nome, você poderá usar a opção Gravar Como do menu Ficheiro.

Para sua conveniência, o Umbrello UML Modeller também lhe oferece a possibilidade de gravar automaticamente o seu trabalho com um período de tempo determinado. Você poderá configurar se deseja esta opção, assim como definir os intervalos de tempo na Configuração do Umbrello UML Modeller

Carregar Modelo

Para carregar um modelo já existente, você poderá seleccionar a opção Abrir do menu Ficheiro ou ainda carregar no ícone Abrir da barra de ferramentas da aplicação. Os modelos usados mais recentemente estão disponíveis no sub-menu Abrir Recente do menu Ficheiro para acelerar o acesso aos seus modelos usados mais frequentemente.

O Umbrello UML Modeller só poderá lidar com um modelo de cada vez, por isso se pedir ao programa para carregar um modelo para si, e se o seu modelo actual tiver sido modificado desde a última vez que o gravou, o Umbrello UML Modeller irá perguntar se você deseja gravar as suas alterações para evitar que perca o trabalho. Você poderá iniciar duas ou mais instâncias do Umbrello UML Modeller em qualquer altura, assim como também poderá copiar e colar entre instâncias.