Capítulo 6. Autores e História

Este projecto foi iniciado pelo Paul Hensgen com dos seus projectos universitários. O nome original da aplicação era UML Modeller (Modelador UML). O Paul fez todo o desenvolvimento até ao fim de 2001 quando o programa chegou à versão 1.0.

A versão 1.0 já oferecia bastantes funcionalidades, mas depois de o projecto ter sido revisto na Universidade do Paul, outros programadores puderam-se juntar e começaram a dar contribuições valiosas para o UML Modeller, como a mudança de um formato de ficheiro binário para um ficheiro XML, o suporte para mais tipos de diagramas UML, a Geração de Código e a Importação de Código, só para referir alguns.

O Paul teve de ser retirar da equipa de desenvolvimento no Verão de 2002 mas, como 'Software' Livre e Aberto que é, o programa continua a melhorar e a evoluir e é mantido por um grupo de programadores de diferentes partes do mundo. Da mesma forma, em Setembro de 2002, o projecto mudou o seu nome de UML Modeller, para Umbrello UML Modeller. Existem várias razões para a mudança de nomes, sendo a mais importante que apenas uml — tal como era conhecido normalmente — era um nome demasiado genérico e causava alguns problemas com algumas distribuições. A outra razão importante era que o Umbrello era um nome muito mais giro.

O desenvolvimento do Umbrello UML Modeller, assim como as discussões sobre a estratégia para as versões futuras, é aberto e toma lugar na Internet. Se quiser contribuir para o projecto, por favor não hesite em contactar os programadores. Existem muitas formas pelas quais poderá ajudar o Umbrello UML Modeller:

  • Comunicar erros ou sugerir melhoramentos

  • Corrigir erros ou adicionar funcionalidades

  • Escrever boa documentação ou traduzi-la para outras línguas

  • E, claro... fazendo código connosco!

Como vê, existem muitas formas pelas quais você poderá contribuir. Todas elas são muito importantes e toda a gente é bem-vinda para participar.

Os programadores do Umbrello UML Modeller poderão ser contactados através de .