Visualizador do Sistema Solar


Visualizador do Sistema Solar

Esta ferramenta mostra um modelo do nosso sistema solar, visto por cima, para a data e hora actuais na janela principal. O Sol é mostrado como um ponto amarelo no centro do desenho, e as órbita das dos planetas são mostradas como círculos com os diâmetros relativos correctos, centrados no Sol. A posição actual de cada planeta ao longo da sua órbita é desenhada como um ponto colorido em conjunto com um nome. O desenho pode ser ampliado ou reduzido com as teclas + e - e poderá ser centrado de novo com as teclas de cursores ou fazendo duplo-click sobre qualquer ponto da janela com o rato. Poder-se-á também centrar um planeta com as teclas 0–9 (o 0 é o Sol e o 9 é Plutão). Se você se centrar num planeta, este será seguido à medida que o tempo passa na ferramenta.

O Visualizador do Sistema Solar tem o seu próprio relógio, independente do relógio da janela principal do KStars. Existe um item de controlo do tempo, semelhante ao que existe na barra de ferramentas da janela principal. Contudo, este controlo funciona para um instante temporal de 1 dia (de modo que possam ser vistos os movimentos dos planetas) e começa com o relógio em pausa, quando a ferramenta é aberta.

Nota

O modelo actual usado para a órbita de Plutão só é bom para as datas dentro de um intervalo de aproximadamente 100 anos sobre a data presente. Se deixar que o relógio do Sistema Solar avance para lá deste intervalo, irá ver Plutão a comportar-se de forma muito estranha! Estamos cientes deste problema e iremos tentar melhorar o modelo da órbita de Plutão em breve.