Janela de Mensagem de Alarme

Quando uma mensagem de alarme chega à sua hora, é mostrada em todos as telas do KDE e não pode ser coberta pelas janelas normais, para garantir que você a veja. A janela da mensagem mostra a hora para a qual o alarme foi agendado, para que você possa ver quando aparecer se estava ausente nessa hora. (Para as mensagens de lembrete, todavia, a data/hora mostrada é a do alarme principal ou da sua repetição, não é a hora do lembrete, e o seu título é Lembrete.)

As mensagens de alarmes ficam visíveis até que você as confirme, a menos que a opção Fechar automaticamente a janela após o período de cancelamento esteja assinalada no diálogo de Edição de Alarmes. No caso de um alarme recorrente, se permanecer alguma janela de mensagem de uma ocorrência anterior do alarme, a janela existente simplesmente aparece quando o alarme se repetir. Isto evita ter que confirmar várias cópias da mesma mensagem no caso de não desejar ou não conseguir confirmar uma mensagem na hora em que ela aparecer.

A janela da mensagem de alarme contém as opções que a seguir, desde que aplicadas ao alarme apresentado:

  • Confirmar o alarme clicando o botão Fechar. Isto fecha a janela (depois de um pedido de confirmação, se você selecionou a opção Confirmar a recepção).

  • Edite o alarme, clicando no botão Editar.... Isto mostra a janela de Edição do Alarme.

  • Mostrar as opções para adiar o alarme para mais tarde, clicando no botão Adiar.... Depois selecione a opção Adiar para a data/hora de modo a inserir a data e hora em que a mensagem deverá ser mostrada de novo ou selecione o Adiar durante o intervalo de tempo para inserir em que tempo a partir de agora (em horas e minutos) é que a mensagem deverá ser mostrada de novo. Depois, clique em OK para remeter a mensagem de alarme mais tarde e fechar a sua janela.

    Nota

    A hora para a qual é adiado um alarme deverá ser anterior à sua próxima ocorrência agendada ou até o próxima lembrete de antecipação. Por essa razão, o botão Adiar... na janela da mensagem de alarme e o botão de OK na janela de adiamento, ficam desativados um minuto antes da próxima ocorrência ou lembrete de antecipação.

    Lembre-se que, se estiver configurado um lembrete após o alarme, você pode adiar o alarme para depois da sua hora do lembrete. Nesse caso, o lembrete será suprimido.

    Nota

    O botão Adiar... não está disponível para os alarmes que são apresentados após o login, devido ao fato da opção Repetir após login ter sido selecionada.

  • Pare de tocar o arquivo de som do alarme, clicando no botão que mostra o símbolo para parar de tocar.

  • Se a mensagem do alarme foi criada ao arrastar um e-mail do KMail, você poderá acessar diretamente ao KMail, clicando no botão que mostra o ícone do KMail. Isto irá selecionar e realçar a mensagem de e-mail na lista de pastas do KMail.

    Atenção

    Se os índices do KMail forem gerados novamente, a ligação à mensagem de e-mail do KMail será perdida.

  • O botão que mostra o ícone do KAlarm oferece uma forma conveniente de ativar o KAlarm.

Você também poderá escolher, na janela de Configuração, quais dos dois diferentes modos a usar nas janelas de mensagens de alarme:

  • Como uma janela normal. Neste modo, o foco do teclado é feito pela janela da mensagem de alarme logo que ela aparece, por isso, se estiver digitando alguma coisa na hora, os seus eventos de teclado serão desviados para ela em vez de ser para o seu aplicativo original.

  • Como uma janela não-modal. Neste modo, não há captura do teclado quando aparecer a janela da mensagem de alarme, assim não irá interferir com a sua escrita. Contudo, neste modo, a janela não tem barra de título, assim você não poderá movê-la ou redimensioná-la.

Nota

Quando for apresentado um alarme acima de um aplicativo em tela cheia, ele aparece como uma janela não-modal, independentemente desta opção de configuração. Isto deve-se a uma limitação do sistema de janelas.

Posicionamento das Janelas de Mensagens

Você poderá escolher, na janela de Configuração, qual dos dois esquemas usar para posicionar as janelas de mensagens de alarmes:

  • As janelas aparecem o mais longe possível da posição atual do cursor. Isto minimiza o incômodo ao seu trabalho e minimiza também a possibilidade de aceitar sem querer o alarme.

  • As janelas aparecem no centro da tela. Para reduzir a chance de aceitar por acidente o alarme, os botões na janela aparecem desativados inicialmente, só ficando ativos ao fim de algum tempo (configurável).

Se você tiver várias janelas ou mensagens de alarmes visíveis, você poderá espalhá-las pela tela, de modo a ficarem todas visíveis, ou então agrupá-las todas em conjunto no canto superior esquerdo do seu ambiente, através da opção do menu VerEspalhar as Janelas. Se desejar, poderá configurar uma tecla de atalho global para esta ação.