Ativar/Desativar os Alarmes

Os alarmes poderão ser ativados ou desativados como um todo ou individualmente:

  • O Monitoramento de alarmes aplica-se aos alarmes como um todo. Quando o monitoramento de alarmes está desativado, nenhum alarme será acionado. Quando o monitoramento de alarmes estiver ativado (a situação normal), todos os alarmes que não tenham sido desativados individualmente serão acionados nas horas apropriadas.

    Quando a monitoração dos alarmes estiver ativa novamente, os alarmes que deveriam ter sido disparados durante a sua desativação serão agora ativados (a menos que alguma opção de cancelamento posterior o impeça). Em outras palavras, a desativação da monitoração dos alarmes tem o mesmo efeito que parar o KAlarm – os alarmes são adiados até à sua nova ativação.

  • Os alarmes poderão ser ativados ou desativados individualmente, independentemente do estado de monitoração dos alarmes. Assim, o estado de ativado/desativado dos alarmes individuais ficará inalterado se desativar e voltar a ativar a monitoração dos alarmes. Ao contrário da monitoração dos alarmes, que poderá potencialmente ser desativada devido ao fato do KAlarm não estar rodando ou não estar funcionando, os alarmes individuais só poderão ser desativados, se usar os comandos do menu para fazer isso.

    Quando um alarme for reativado individualmente, ele não será disparado agora, no caso de ter ficado fora de prazo durante a sua desativação. Em outras palavras, a desativação de um alarme individual cancela todas as suas ocorrências até ser ativado novamente.

    O estado de ativado/desativado individual de um alarme é indicado pela sua cor na lista de alarmes (a cor é configurável na página Ver da janela de Configuração).

Para um alarme disparar, ele precisa estar ativo individualmente, assim como a monitoração terá que estar ativa.

Ativar a Monitoração de Alarmes

Para a monitoração dos alarmes ocorrer, o KAlarm deverá estar em execução. Uma vez executado o KAlarm, ele iniciará sempre que você iniciar uma sessão, a menos que o desative posteriormente na página Geral da janela de Configuração.

Se a monitoração de alarmes estiver atualmente desativada, faça uma das seguintes ações para ativar os alarmes:

  • Selecione AçõesAtivar Alarmes.

  • Clique com o botão direito do mouse no ícone da área de notificação e escolha a opção Ativar os Alarmes no menu de contexto.

Desativar a Monitoração de Alarmes

Você poderá desativar a nível temporário a monitoração dos alarmes que impede o KAlarm de mostrar os outros alarmes até que volte a ativá-los, ou – assumindo que o KAlarm esteja configurado para ser iniciado após o login – até à próxima vez que se logar.

  • Selecione AçõesAtivar os Alarmes.

  • Clique com o botão direito no ícone da área de notificação e selecione a opção Ativar os Alarmes no menu de contexto.

  • Execute o KAlarm com a opção da linha de comando --disable-all.

  • Pare o KAlarm, como se encontra descrito em Sair do KAlarm.

Os alarmes poderão ser desativados de forma permanente se optar que o KAlarm não deva ser iniciado na inicialização da sessão, usando a página Geral da janela de Configuração.

Ativar/Desativar os Alarmes Individualmente

Para ativar os alarmes individuais que estejam desativados no momento, faça uma das seguintes ações:

  • Selecione um ou mais alarmes, clicando nos itens respectivos na lista de alarmes. Depois, escolha a opção AçõesAtivar.

  • Clique com o botão direito do mouse nos itens desejados na lista de alarmes e escolha a opção Ativar do menu de contexto.

Para desativar os alarmes individuais que estejam desativados no momento, faça uma das seguintes ações:

  • Selecione um ou mais alarmes, carregando nos itens respectivos na lista de alarmes. Depois, escolha a opção AçõesDesativar.

  • Clique com o botão direito do mouse nos itens desejados na lista de alarmes e escolha a opção Desativar do menu de contexto.