Compilação e instalação

Se não conseguir encontrar um pacote binário adequado, irá necessitar de compilar você mesmo o KAlarm a partir dos arquivos de código. Obtenha o pacote do código-fonte kdepim-x.x.tar.bz2 ou o kalarm-x.x.tar.bz2 (ou algo do gênero), dependendo se deseja instalar o kdepim ou apenas o KAlarm. Descomprima-o numa nova pasta com um comando do tipo tar xvfj pacote.tar.bz2 e entre na pasta que foi criada.

Para informações detalhadas de como compilar e instalar os aplicativos do KDE, veja em Compilando e executando o software do KDE a partir do código-fonte

Uma vez que o KDE usa o cmake, você não deve ter dificuldade em compilá-lo. Caso tenha algum problema, por favor, relate-o nas listas de discussão do KDE.

Atenção

Se você instalar o KAlarm em uma pasta diferente da que o KDE está instalado, ele não rodará corretamente a menos que você torne esta localização conhecida para o KDE. Para fazer isto, você deve prefixar a variável de ambiente KDEDIRS com a localização do KAlarm, toda vez que for iniciar o KDE.

Por exemplo, se o KDE estiver instalado em /opt/kde, KDEDIRS deve normalmente estar configurado para /etc/opt/kde:/opt/kde. Se você instalar o KAlarm em /usr/local, você deve configurar o KDEDIRS para /usr/local:/etc/opt/kde:/opt/kde antes de iniciar o KDE.

A versão autônoma do KAlarm tem uma opção de configuração especial que lhe permite selecionar quais os idiomas da documentação instalar, indicando um código do idioma ou uma lista de códigos de idiomas como parâmetro do ./configure. Por padrão, é instalada a documentação em todas os idiomas disponíveis. Está disponível uma lista com os idiomas da documentação incluídas no pacote, em conjunto com os seus códigos, no arquivo DOC-LANGUAGES. Lembre-se que isto não fará efeito na escolha das traduções das interfaces do usuário que são instaladas. Por exemplo, para instalar apenas a documentação em Francês e Português Brasileiro:

./configure --enable-doc-language="fr pt_BR"

Observe que esta opção não tem efeito em qual tradução de interface com o usuário será instalada.