País/região e idioma

Mike McBride

Krishna Tateneni

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga
revisão 4.12 (05/12/2013)

País/região e idioma

Este módulo das Configurações do sistema do KDE permite selecionar opções personalizadas que dependem da região do mundo em que você está morando. Existem sete abas neste módulo, cada uma destas descritas em detalhes a seguir.

Na maioria dos casos, você pode simplesmente selecionar o país e idioma, e as outras opções serão ajustadas de maneira apropriada.

Abaixo das páginas deste módulo, você pode ver uma área de visualização, que mostra como as configurações ficarão. Além dos números positivos e negativos, você pode ver a configuração dos valores para a moeda, datas abreviadas e completas e hora. Quando você mudar qualquer configuração, a visualização mostra os efeitos das mudanças, antes de você aplicá-las.

Cada opção de configuração das diversas abas possui um botão para restaurar o valor 'Padrão' que se torna ativo sempre que a configuração for diferente do valor padrão para o seu país. Clicar no botão irá restaurar esta configuração para o padrão do seu País.

País

Nesta aba, você poderá selecionar o país ou a região que deseja usar.

A caixa de seleção País contém uma lista dos países disponíveis e mostrará inicialmente o país atualmente selecionado. Se a seleção exibir País do sistema, então você não definiu um país e o que estiver definido pelo sistema será usado e será também exibido. Mudar o país automaticamente muda as configurações para os padrões para aquele país, exceto para as configurações que tiver feito que não serão modificadas. Você pode facilmente ver onde suas configurações pessoais diferem das configurações do país observando o botão 'Padrão' próximo à configuração. Se o botão estiver ativo, então sua configuração é diferente e você pode clicar no botão para restaurar a configuração do país para aquela opção somente.

Idiomas

Nesta aba você pode definir os idiomas preferidos que serão exibidos no espaço de trabalho e aplicativos do KDE.

O espaço de trabalho e aplicativos do KDE são escritos em inglês americano e são traduzidos para diversos idiomas por equipes de voluntários. Estas traduções precisam ser instaladas antes que você possa selecioná-las. A lista de Idiomas disponíveis mostra quais as traduções do KDE estão instaladas e disponíveis no seu sistema. Se o idioma que deseja usar não estiver na lista, então você precisará instalá-lo usando o método normal do seu sistema. Seu sistema pode ter ativado o botão Instalar mais idiomas que torna essa tarefa mais fácil para você.

A lista de Idiomas preferidos mostra os idiomas que serão usados ao exibir o espaço de trabalho e aplicativos do KDE. Uma vez que nem todos os componentes do espaço de trabalho e aplicativos do KDE podem estar traduzidos em todos os idiomas, o KDE tentará encontrar as traduções mais adequadas seguindo a lista de Idiomas preferidos até encontrar uma tradução. Se nenhum dos seus idiomas preferidos tiver uma tradução, então o inglês americano será usado.

Você pode adicionar um idioma à lista de Idiomas preferidos selecionando-o nos Idiomas disponíveis e então clicando no botão com uma seta para adicionar. Você pode remover um idioma da lista de Idiomas preferidos selecionando-o e então clicando no botão com uma seta para remover. Você pode mudar a ordem de preferência na lista de Idiomas preferidos selecionando um idioma e clicando nos botões com seta para cima e para baixo.

Apenas os idiomas apresentados em Idiomas preferidos e em Idiomas disponíveis serão oferecidos como opções para o Idioma primário e Idioma secundário na caixa de diálogo Mudar o idioma do aplicativo do menu Ajuda.

Nota

As configurações de País/região e idioma são configurações independentes. Mudar um idioma não muda automaticamente as configurações para números, moeda, etc., para o país ou região correspondente. Isto mudará somente o idioma usado para exibir datas, como os nomes dos meses.

Números

Nesta aba você pode selecionar as opções de como os números serão exibidos. Os padrões são selecionados automaticamente, baseados no país que você selecionou.

Na primeira lista, você poderá definir o Agrupamento dos algarismos usado para mostrar os números.

Na caixa do Separador de grupos você pode digitar o caractere que deseja usar para separar os grupos de dígitos nos números, normalmente um . ou uma ,. Você deve certificar-se de que este valor seja diferente do Separador decimal. A caixa de seleção fornece uma lista de valores comuns para selecionar.

Na caixa de texto chamada Separador decimal, você pode digitar o caractere que deve ser usado para separar a porção decimal dos números, normalmente um . ou uma ,. Você deve certificar-se de que este valor seja diferente do Separador de grupos. A caixa de seleção fornece uma lista de valores comuns para selecionar.

No campo incremental Casas decimais, você pode definir o número de casas decimais que aparecem para os valores numéricos, isto é, o número de algarismos após o separador decimal.

Na caixa do Sinal de positivo, você pode digitar o caractere que deseja usar para indicar números positivos. Você deve certificar-se de que este valor é diferente do Sinal de negativo. A caixa de seleção fornece uma lista de valores comuns para seleção. Este valor pode também ser usado para valores monetários dependendo do Formato do positivo selecionado na aba de Moeda.

Na caixa do Sinal de negativo, você pode digitar o caractere que deseja usar para indicar números negativos. Você deve certificar-se de que este valor é diferente do Sinal de positivo. A caixa de seleção fornece uma lista de valores comuns para seleção. Este valor pode também ser usado para valores monetários dependendo do Formato do negativo selecionado na aba de Moeda.

A lista de Conjunto de algarismos apresenta os conjuntos de algarismos que poderão ser usados, em vez dos algarismos arábicos, na apresentação dos números. A seleção de um conjunto de algarismos diferente do arábico será aplicada apenas aos números que apareçam no contexto do idioma que admita esse conjunto, por exemplo, algarismos arábico-índicos serão aplicados ao árabe mas não ao inglês americano.

Lembre-se de que o agrupamento dos algarismos, o separador de grupos, o separador decimal, as casas decimais, o formato do positivo e o conjunto de algarismos usado para mostrar os valores monetários terão que ser definidos em separado na aba Moeda.

Moeda

Nesta aba, você pode selecionar as opções para como os valores monetários serão exibidos. Os padrões são selecionados automaticamente, baseados no país que você selecionou.

Na lista Moeda, você pode selecionar a moeda que deseja usar ao exibir valores monetários. O padrão será a moeda principal em uso no país selecionado. Você pode selecionar uma moeda diferente na lista, que exibe o nome de todas as moedas disponíveis de acordo com o código de moeda do padrão ISO 4217. As moedas usadas no país selecionado são listadas no topo, seguidas das outras moedas. Mudar a moeda também atualizará o Símbolo monetário a ser usado como símbolo padrão para aquela moeda, mas nenhuma outra configuração de formato será mudada.

Na lista do Símbolo monetário, você pode selecionar o símbolo monetário que deseja usar para exibir valores monetários. O padrão usado será o da moeda que tiver selecionado na caixa da Moeda. Isto somente permitirá selecionar um símbolo monetário válido para o código da moeda evitando seleções inconsistentes, como selecionar o dólar americano e exibir os valores com o símbolo da libra esterlina. Esta configuração será mudada automaticamente ao se mudar a configuração da Moeda.

Na lista seguinte, você poderá definir o Agrupamento dos algarismos usado para mostrar os valores monetários.

Na caixa do Separador de grupos, você pode digitar o caractere que deseja usar para separar os grupos de dígitos nos valores monetários, normalmente um . ou uma ,. Você deve certificar-se de que este valor seja diferente do Separador decimal. A caixa de seleção fornece uma lista de valores comuns para selecionar.

Na caixa de texto chamada Separador decimal, você pode digitar o caractere que deve ser usado para separar a porção decimal dos valores monetários, normalmente um . ou uma ,. Você deve certificar-se de que este valor seja diferente do Separador de grupos. A caixa de seleção fornece uma lista de valores comuns para selecionar.

No campo incremental Casas decimais, você pode definir o número de casas decimais que aparecem para os valores monetários, isto é, o número de algarismos após o separador decimal.

Na caixa do Formato do positivo, você pode selecionar como deseja que valores monetários positivos sejam exibidos. A caixa de seleção fornece uma lista de quatro formatos de exemplo para seleção, combinando opções de como o Símbolo monetário e o valor numérico com o Sinal de positivo são exibidos. Você pode também optar por substituir os valores numéricos com o Sinal de positivo por colchetes.

Na caixa do Formato do negativo, você pode selecionar como deseja que valores monetários negativos sejam exibidos. A caixa de seleção fornece uma lista de dez formatos de exemplo para seleção, combinando opções de como o Símbolo monetário e o valor numérico com o Sinal de negativo são exibidos. Você pode também optar por substituir os valores numéricos com o Sinal de positivo por colchetes.

A lista de Conjunto de algarismos apresenta os conjuntos de algarismos que poderão ser usados, em vez dos algarismos arábicos, na apresentação dos valores monetários A seleção de um conjunto de algarismos diferente do arábico será aplicada apenas aos números que apareçam no contexto do idioma que admita esse conjunto, por exemplo, algarismos arábico-índicos serão aplicados ao árabe mas não ao inglês americano.

Lembre-se de que o agrupamento dos algarismos, separador de grupos, separador decimal, sinal de positivo, sinal de negativo e as casas decimais usadas para exibir os valores numéricos terão de ser definidos separadamente na aba Números.

Calendário

Nesta aba, você pode selecionar as opções de como as informações de calendário serão exibidas. Os padrões são selecionados automaticamente, baseados no país que você selecionou.

Na lista do Sistema de calendário, você poderá escolher o sistema de calendário a usar ao mostrar ou inserir datas. O padrão será o sistema de calendário principal usado no seu país selecionado, sendo normalmente o calendário Gregoriano. A alteração do sistema do calendário irá também atualizar as listas dos nomes dos dias da semana com os nomes dos dias da semana no novo sistema de calendário e irá ativar ou desativar a opção Usar a Era Comum, podendo alterar o valor da opção Intervalo de anos abreviados.

Lembre-se que o calendário Gregoriano usado é um híbrido do calendário Juliano até quinta-feira, 4 de Outubro de 1582 e do calendário Gregoriano desde sexta-feira, 15 de Outubro de 1582, deixando um intervalo de dez dias em falta. Nós estamos cientes de que essa data de conversão não é correta de fato para todos os países, mas é a forma como o Qt optou por implementar o calendário Gregoriano, sendo que estaremos consistentes com ela.

Se você tiver selecionado o sistema de calendário Gregoriano, então a opção Usar a Era Comum ficará ativada. Isto permite-lhe optar por usar a Era Comum (EC/AEC) ao invés da Era Cristã (AC/DC) ao mostrar e inserir datas. Veja a aba de Data e hora para saber como definir esta opção.

A opção do Intervalo de anos abreviados só é usada quando optar por usar um formato de anos abreviados com dois algarismos (AA) no Formato de datas por extenso ou Formato de data abreviada, na página Data e hora. Ao inserir um valor de ano abreviado, por exemplo, 10, o sistema deverá adivinhar o século a que pertence esse ano. Ao definir o Intervalo de anos abreviados, você indica ao sistema como deseja interpretar os anos abreviados, por exemplo, se o 50 é interpretado como 1950 ou 2050. Este intervalo poderá ser definido de forma diferente para cada sistema de calendário, uma vez que todos eles usam épocas diferentes (datas iniciais). Por exemplo, o calendário Hebraico está no seu 58º século (o ano 2010 do Gregoriano é aproximadamente o ano 5771 do Hebraico), por isso você poderá usar uma janela de 5750 até 5850.

A opção Sistema de números das semanas define como será calculado o número das semanas. Existem quatro opções disponíveis:

Semana ISO

Usa o número da semana do padrão ISO, que sempre usará a segunda-feira como o primeiro dia da semana ISO. Este é o sistema mais usado.

Primeira semana completa

A primeira semana do ano começa na primeira ocorrência do Primeiro dia da semana e dura sete dias. Todos os dias antes da Semana 1 são considerados parte da última semana do ano anterior. Esse sistema é o mais usado nos EUA.

Primeira semana parcial

A primeira semana começa sempre no primeiro dia do ano. A segunda semana do ano começa na primeira ocorrência do Primeiro dia da semana e dura sete dias. A primeira semana pode não conter sete dias.

Semana simples

A primeira semana começa sempre no primeiro dia do ano e dura sete dias, com todas as novas semanas começando no mesmo dia da semana que o primeiro dia do ano.

Na lista do Primeiro dia da semana, você poderá escolher qual dia é considerado o primeiro dia da semana. Este valor é normalmente usado ao mostrar as tabelas dos calendários, para saber qual dia aparece em primeiro lugar.

Na lista do Primeiro dia útil da semana, você poderá escolher qual dia é considerado o primeiro dia útil (de trabalho) da semana. Este valor é normalmente usado ao mostrar as tabelas dos calendários, para saber quais os dias do fim-de-semana.

Na lista do Último dia útil da semana, você poderá escolher qual dia é considerado o último dia útil (de trabalho) da semana. Este valor é normalmente usado ao mostrar as tabelas dos calendários, para saber quais os dias do fim-de-semana.

Na lista do Dia da semana para observância religiosa, você poderá escolher o dia da semana que é normalmente usado para os rituais religiosos especiais. Este valor é normalmente usado ao mostrar as tabelas dos calendários para mostrar em vermelho um determinado dia. Se você não tiver um dia em particular para rituais religiosos, poderá escolher a opção Nenhum / Nenhum em particular.

Data e hora

Nesta aba, você poderá selecionar as opções de como os valores de datas e horas são mostrados. Os valores padrão são selecionados automaticamente, com base no país que está atualmente selecionado.

No campo de texto do Formato de hora, você poderá inserir o formato que deseja usar para inserir e mostrar as horas. O formato inserido é uma combinação de códigos especiais que representam os componentes da hora e algum texto literal para separá-los. Os códigos especiais dos componentes das horas aparecem abaixo. Você poderá definir o formato como sendo qualquer combinação dos componentes que desejar, mas deverá sempre incluir pelo menos o componente das horas e dos minutos para poder inserir horas que não sejam ambíguas. A lista apresenta um conjunto de formatos de horas no idioma selecionado para seleção.

  • HH - A hora de acordo com um relógio de 24 horas usando um número decimal de dois dígitos (00-23).

  • hH - A hora de acordo com um relógio de 24 horas usando um número decimal (0-23).

  • PH - A hora de acordo com um relógio de 12 horas usando um número decimal de dois dígitos (01-12).

  • pH - A hora de acordo com um relógio de 12 horas usando um número decimal (1-12).

  • MM - Os minutos, usando um número decimal de dois dígitos (00 a 59).

  • SS - Os segundos, usando um número decimal de dois dígitos (00 a 59).

  • AMPM - Ou 'AM' ou 'PM', de acordo com o valor da hora indicado. O meio-dia é tratado como 'PM' e a meia-noite como 'AM'. Você deverá sempre incluir este código se estiver usando os códigos do relógio de 12 horas PH ou pH, para evitar ambiguidades na inserção das horas.

No campo de texto Símbolo AM, você poderá inserir o símbolo que deseja usar para inserir ou mostrar o AM, quando estiver usando um relógio de 12 horas. A lista abaixo oferece um conjunto de símbolos comuns para o idioma selecionado.

No campo de texto Símbolo PM, você poderá inserir o símbolo que deseja usar para inserir ou mostrar o PM, quando estiver usando um relógio de 12 horas. A lista abaixo oferece um conjunto de símbolos comuns para o idioma selecionado.

No campo de texto do Formato de data por extenso, você poderá inserir o formato que deseja usar para inserir e mostrar datas extensas. O formato inserido é uma combinação de códigos especiais que representam os componentes da data e algum texto literal que é usado para separá-los. Os códigos especiais de componentes da data aparecem abaixo. Você poderá definir o formato com qualquer combinação de componentes de datas que desejar, mas deverá sempre incluir pelo menos os componentes suficientes para identificar, de forma única, um dia no ano, por exemplo, um mês e o dia, para lhe permitir inserir datas que não sejam ambíguas. Se não incluir um componente de ano, então será usado o ano atual. A lista oferece um conjunto de formatos de datas comuns para o idioma selecionado.

  • AAAA - O ano com o século, usando um número decimal (0000-9999).

  • AA - O ano sem o século, usando um número decimal (00-99).

  • MM - O mês, usando um número decimal com dois dígitos (01 a 12).

  • mM - O mês, usando um número decimal (1-12).

  • MÊS - O nome completo do mês.

  • MÊS.ABREVIADO - Os primeiros três caracteres do nome do mês.

  • DD - O dia do mês, usando um número decimal de dois dígitos (01-31).

  • dD - O dia do mês, usando um número decimal (1-31).

  • DIA.DA.SEMANA - O nome completo do dia da semana.

  • DIA.DA.SEMANA.ABREVIADO - Os três primeiros caracteres do nome do dia da semana.

  • ANO.ERA - O ano da era no formato local (por exemplo, 2000 DC).

  • NOME.ERA.ABREVIADO - O nome abreviado da era (por exemplo, DC).

  • ANO.NA.ERA - O ano na era, usando um número decimal (por exemplo, 2000).

  • DIA.DO.ANO - O dia do ano, como um número decimal.

  • SEMANA.ISO - A semana ISO, como um número decimal.

  • DIA.DA.SEMANA.ISO - O dia da semana ISO, como um número decimal.

No campo do Formato de data abreviado, você poderá inserir o formato que deseja usar para inserir ou mostrar datas abreviadas. Ele usará o mesmo formato que o Formato de data por extenso; veja por favor esta seção para saber mais detalhes. A lista oferece um conjunto de formatos de datas comuns no idioma selecionado para escolher.

A lista de Conjunto de algarismos apresenta os conjuntos de algarismos que poderão ser usados, em vez dos algarismos árabes, na apresentação das datas e horas. A seleção de um conjunto de algarismos diferente do arábico será aplicada apenas aos números que apareçam no contexto do idioma que admita esse conjunto, por exemplo, algarismos arábico-índicos serão aplicados ao árabe mas não ao inglês americano.

Outros

Nesta aba você pode selecionar como outras opções são exibidas. Os padrões são selecionados automaticamente, baseados no país que você selecionou.

Na lista do Tamanho da página, você poderá escolher o tamanho de página a usar por padrão nos documentos novos, por exemplo, no KWord. Lembre-se que esta opção não influencia o seu tamanho de papel padrão na janela de impressão; para definir isso, você terá que usar o módulo de Impressoras das Configurações do sistema no KDE.

Na lista Sistema de medidas, você poderá escolher o sistema a usar, entre o métrico e o imperial.

Na lista Unidades do tamanhos em bytes, você poderá escolher o sistema de unidades a usar ao mostrar números descritos em bytes. Tradicionalmente os quilobytes correspondiam a unidades de 1024 em vez do valor métrico 1000, para a maioria dos tamanhos em bytes, mas não todos. Para reduzir a confusão, você poderá escolher o sistema que preferir. Os sistemas de unidades disponíveis aparecem abaixo.

  • A norma de Unidades IEC é sempre em múltiplos de 1024.

  • A norma das Unidades métricas é sempre em unidades de 1000.

  • A norma das Unidades JEDEC usa as unidades tradicionais, usadas no KDE 3.5 e em alguns sistemas operacionais.