Capítulo 3. O Editor de Imagens

Introdução ao Editor de Imagens

A Janela do Editor de Imagens

O digiKam incorpora um Editor de Imagens Rápido com algumas ferramentas de edição básicas. Você poderá usar o Editor de Imagens para ver as suas fotografias e para fazer correções e alterações. O Editor de Imagens poderá ser acessado se fizer duplo-clique numa miniatura da Janela de Imagem ou se clicar com o botão direito numa miniatura e selecionar Editar no menu de contexto.

O Editor de Imagens oferece um conjunto de ferramentas que lhe permitem ajustar uma fotografia. Algumas destas ferramentas são oferecidas por plugins ao digiKam, assim talvez não estejam disponíveis por padrão na sua distribuição. Veja a Seção de Configuração do Editor de Imagens para mais detalhes sobre os plugins do Kipi.

Exemplo 3.1. A Janela do Editor de Imagens




O editor de imagens tem apenas uma janela principal com:

  • Um estado na parte inferior que mostra o nome do arquivo, o número atual do arquivo, o nível de ampliação atual e o tamanho da imagem atual.

  • Uma barra de menu em toda a parte superior e uma barra de ferramentas sob esta para oferecer um acesso rápido às funções mais usadas.

A Barra de Ferramentas do Editor de Imagens

  1. Primeira Imagem do Álbum Atual.

  2. Imagem Anterior.

  3. Próxima imagem.

  4. Última Imagem do Álbum Atual.

  5. Salva a imagem modificada.

  6. Anula a última ação.

  7. Repete a ação anterior.

  8. Restaura a Imagem Atual a Partir do Disco.

  9. Amplia a Imagem.

  10. Reduz a Imagem.

  11. Ativa ou desativa a Ampliação/Redução Automáticas (se a imagem selecionada não couber na janela).

  12. Roda a Imagem Atual.

  13. Recorta a Imagem à Região Selecionada.

Restaura a sua Fotografia Original

As funções de edição do Editor de Imagens irão fazer alterações na sua fotografia. Nenhuma das funções de edição irá alterar a fotografia original a menos que selecione a opção ArquivoSalvar ou clique no botão Salvar da barra de ferramentas. Lembre-se que, logo que tenha gravado a versão alterada, não será mais capaz de recuperar a fotografia original.

Você poderá preferir fazer uma cópia da sua fotografia antes de fazer quaisquer alterações. Poderá usar a opção ArquivoSalvar Como para gravar uma cópia de trabalho.

A qualquer momento, antes de salvar a sua fotografia, você poderá restaurar a janela com a imagem original se selecionar a opção ArquivoReverter ou clicar no Botão para Reverter do Editor de Imagens botão para Reverter na barra de ferramentas. Você irá perder todas as alterações que tenha feito à fotografia, desde que foi alterada da última vez.

Desfazer/Refazer as Ações

Quase tudo o que pode fazer em uma imagem no Editor de Imagens poderá ser anulado. Você poderá anular a ação mais recente se escolher a opção EditarDesfazer e repetir a última ação anulada com a opção EditarRefazer

Se você fizer isso muito frequentemente, deverá então memorizar os atalhos de teclado Ctrl-Z para desfazer uma ação e Ctrl-Shift-Z para refazer uma ação desfeita.

Para obter um menu de contexto com as ações disponíveis para desfazer/refazer, você terá que clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone para desfazer/refazer na barra de ferramentas e mantê-lo assim durante algum tempo. Se você escolher um dos itens do menu, todas as ações para desfazer/refazer até à escolhida serão efetuadas.

Mover entre Fotografias

Logo que tenha iniciado o Editor de Imagens, você poderá mudar de fotografia na mesma ou janela de Álbuns ou Marcas, usando os botões de navegação na barra de ferramentas, o PgUp, PgDown ou os itens no menu Arquivo. Se tiver feito alguma alteração à fotografia atual, você será avisado e questionado se deseja salvá-las.

Mudar a Vista

Você poderá ampliar e reduzir uma fotografia com o Ctrl-roda do mouse, os ícones da barra de ferramentas ou itens do menu Ver.

Para que uma fotografia se ajuste à janela, use este botão na barra de ferramentas:Ampliar com Auto-Ajuste A Configuração de Ajuste Automático do Editor de Imagens

A opção VerModo Tela Cheia irá mostrar a fotografia com o modo de tela cheia. Você poderá voltar à vista normal se clicar na tecla Esc. Por padrão, a barra de ferramentas é ainda mostrada, mesmo no modo de tela cheia. Se preferir que a barra de ferramentas não seja mostrada, você poderá desligá-la na janela para Configurar o digiKam, que é acessada na janela principal do digiKam; veja a Seção de Configuração do Editor de Imagens.

Imprimir Imagens

Quando quiser imprimir a imagem atual, selecione a opção ArquivoImprimir a imagem (Ctrl+P) e obterá a janela de impressão normal do KDE, onde poderá ajustar a configuração antes de imprimir a sua fotografia.

Na janela principal, você poderá imprimir imagens individualmente ou em grupos. Poderá imprimir páginas inteiras com miniaturas, a partir da sua seleção. Tudo o que terá que fazer é selecionar as imagens no formato normal e invocar a opção ImagemAssistente de Impressão. Depois siga as instruções e faça as suas escolhas.