Capítulo 2. Utilizar o KAlarm

Quando é executado sem parâmetros na linha de comandos, o KAlarm começa no modo gráfico e mostra a lista actual de alarmes pendentes.

Dica

Todos os campos incrementais do KAlarm têm uma funcionalidade de aceleração. Para que a mudança de valores use incrementos mais elevados, mantenha a tecla Shift pressionada, enquanto carrega nos campos incrementais.



Tipos de Alarme

As funções básicas, disponíveis nos diferentes tipos de alarmes que o KAlarm oferece, são:

  • Os alarmes visíveis apresentam uma mensagem de texto escrita por si ou então o conteúdo de um ficheiro de texto ou de imagem, ou ainda o resultado textual de um comando que é executado quando o alarme for desencadeado. Para além de mostrar um destes itens, poderão também reproduzir ficheiros de áudio, sintetizar o seu texto ou emitir um simples apito. Poderá também indicar os comandos a executar antes e depois da mensagem de alarme ser apresentada.

  • Os comandos de alarme executam um comando ou um programa indicado por si. Não é apresentado nada, a menos que ocorra algum erro.

  • Os alarmes por e-mail enviam um e-mail. Nada é apresentado, a menos que ocorra algum erro.

  • Os alarmes de áudio tocam um ficheiro de som. Nada é apresentado, a menos que ocorra algum erro.

Tratamento de Erros

Se ocorrer algum erro ao despoletar um alarme, será apresentada uma mensagem de erro (a menos que tenha dito explicitamente para não mostrar esse tipo de mensagens de novo).

Se ocorreu um erro de execução da última vez que um alarme de comandos foi despoletado, é apresentado um ponto de exclamação branco sobre fundo vermelho, na coluna da cor da mensagem. Os detalhes do erro são apresentados numa dica, caso posicione o cursor sobre essa linha na lista de alarmes. As mesmas indicações de erros são apresentadas para os alarmes visíveis, caso ocorra um erro de execução para um comando pré- ou pós-alarme, caso sejam definidos na janela de Acções Especiais, exceptuando o facto que a coluna da cor não muda para um fundo vermelho.