Operação na Bandeja do Sistema

O KAlarm poderá ser executado como um ícone na bandeja do sistema. Este ícone oferece tanto uma indicação do estado como o controlo da monitorização dos alarmes. Uma janela normal do KAlarm indica que os alarmes estão a ser monitorizados, enquanto que um ícone cinzento indica que os alarmes não estão a ser monitorizados. Se alguns dos alarmes individuais estiverem desactivados, irá aparecer uma pequena cruz sobre o ícone.

O ícone da bandeja do KAlarm está automaticamente escondido sempre que não existirem alarmes a activar nas próximas 24 horas. Poderá alterar o limite de invisibilidade ou mostrar sempre o ícone, usando a janela de configuração. Para mostrar o ícone quando tiver sido escondido automaticamente, carregue na seta da bandeja do sistema para revelar os ícones escondidos.

Se você passar o cursor do rato por cima do ícone da bandeja do sistema, aparece um resumo das primeiras mensagens de alarmes que irão ser activados nas próximas 24 horas como uma dica. Poderá desligar essa funcionalidade ou configurar o número de alarmes a mostrar e o seu formato na janela de Configuração.

Carregue com o botão esquerdo do rato no ícone da bandeja do sistema para esconder ou mostrar a janela principal do KAlarm.

Carregue com o botão direito do rato no ícone da bandeja do sistema para mostrar o seu menu de contexto:

Activar os Alarmes

Activa ou desactiva a monitorização dos alarmes.

Veja a Activação/Desactivação dos Alarmes para mais detalhes.

Novo Alarme

Depois, poderá seleccionar o tipo de alarme na lista que aparece, que abre a janela de Edição de Alarmes para criar um novo alarme.

Parar a Reprodução

Interrompe a reprodução do ficheiro de áudio actualmente em curso.

Espalhar as Janelas

Espalha as janelas de mensagens de alarmes e erros pelo ecrã, ou então volta a agrupá-las de novo.

Configurar o KAlarm...

Mostra a janela de Configuração do KAlarm.

A janela de Configuração está descrita em Configurar o KAlarm. Ela inclui as opções relacionadas com o ícone da bandeja do sistema para o KAlarm.

Restaurar / Minimizar

Restaura ou minimiza a janela principal do KAlarm.

Sair

Fecha o ícone de bandeja do sistema e as janelas principais do KAlarm.

Sai do KAlarm quando não estiverem apresentadas janelas de mensagens de alarme.

Mostrar o KAlarm na Bandeja do Sistema

Deverá estar a correr o ambiente de trabalho KDE ou outro gestor de janelas adequado para mostrar o KAlarm na bandeja do sistema.

Seleccione VerMostrar na Bandeja do Sistema para mostrar o KAlarm na bandeja do sistema, de acordo com as preferências definidas na página Ver da janela de configuração.

Para remover o KAlarm da bandeja de sistema, desligue a opção VerMostrar na Bandeja do Sistema.

Para escolher se o KAlarm deverá aparecer ou não, após o arranque, na bandeja do sistema, use a página Ver da janela de Configuração.