Capítulo 3. Configurar o KAlarm

Para configurar a operação do KAlarm de acordo com o seu sistema e com as suas Configuração pessoais, seleccione a opção ConfiguraçãoConfigurar o KAlarm.... Isto mostra a janela de Configuração.

Geral

A secção Geral permite-lhe controlar o comportamento global do KAlarm:

  • Arrancar no início da sessão: inicia automaticamente o KAlarm no arranque da sessão do KDE, após a autenticação, para garantir que o KAlarm corre a toda a hora, a menos que o termine manualmente.

    Atenção

    Esta opção deverá ser sempre assinalada, a menos que pretenda desactivar a utilização do KAlarm.

    Nota

    Esta opção fica automaticamente seleccionada de novo, sempre que o KAlarm é executado. Por isso, se tiver desligado esta opção e quiser a evitar que o KAlarm se execute no início, terá de desligar esta opção de novo, de cada vez que executar o KAlarm.

  • Avisar antes de sair: Quando os alarmes forem desactivados enquanto o KAlarm não estiver a correr, a selecção desta opção pede-lhe uma confirmação se tentar terminar o KAlarm com a opção do ícone da bandeja do sistema Sair. Isto evita que os alarmes sejam desactivados acidentalmente. Por razões de segurança, esta opção é reactivada automaticamente sempre que mudar de modo de execução.

  • Confirmar as remoções dos alarmes: Indique se será questionado para confirmar de cada vez que deseja remover um alarme.

  • Intervalo de tempo de adiamento por omissão: Indique o intervalo de tempo por omissão, em horas e minutos, a mostrar inicialmente quando for apresentada a janela para Adiar o Alarme. Lembre-se que, se um alarme tiver sido anteriormente adiado, o intervalo que é apresentado inicialmente nessa janela será igual ao intervalo adiado que foi usado no último adiamento.

  • Terminal para os Comandos de Alarme: Aqui poderá seleccionar o tipo de janela de terminal que será usado para os alarmes de comandos a serem executados numa janela de terminal. Algumas das aplicações de janelas de terminais estão pré-configuradas, isto é o xterm, o Konsole, ainda que só sejam visíveis os que estiverem instalados aqui. Poderá ver as opções actuais do comando que são usadas por cada aplicação, mostrando a ajuda de contexto para a sua opção respectiva.

    Se quiser usar outra aplicação ou quiser usar uma das que se encontram listadas, só que com opções do comando diferentes, seleccione Outro e indique o comando para invocar a janela do terminal. Por omissão, o texto do comando do alarme será adicionado ao que indicar. Em alternativa, poderá indicar onde é que o texto do comando do alarme será introduzido, usando um dos seguintes códigos:

    %c

    O texto do comando do alarme será substituído.

    %w

    O texto do comando do alarme será substituído, com um sleep adicionado.

    %C

    Um ficheiro de comando temporário, contendo o texto do comando do alarme, será criado, sendo substituído o comando para executar o ficheiro.

    %W

    Um ficheiro de comando temporário, contendo o texto do comando do alarme, será criado com um sleep adicionado, sendo substituído o comando para executar o ficheiro.

    Quando o alarme do comando for despoletado, o seu texto de comando será rodeado de aspas antes de ser introduzido no comando da janela de terminal.