Janela de Mensagem de Alarme

Quando uma mensagem de alarme chega à sua hora, é mostrada em todos os ecrãs do KDE e não pode ser coberta pelas janelas normais, para garantir que você a vê. A janela da mensagem mostra a hora para a qual o alarme foi agendado, para que você possa ver quando apareceu se estava ausente nessa hora. (Para as mensagens das chamadas de atenção, todavia, a data/hora mostrada é a do alarme principal ou da sua repetição, não é a hora da mensagem da chamada de atenção, e o seu título é Chamada de Atenção).

As janelas de mensagens de alarme permanecem visíveis até que as reconheça, a menos que a opção Fechar automaticamente a janela depois do período de cancelamento tardio esteja assinalada na janela de edição de alarmes. No caso de um alarme repetitivo, se permanecer alguma janela aberta e não reconhecida de alguma ocorrência anterior do alarme, a janela existente simplesmente é realçada quando o alarme repetir. Isto evita que tenha de reconhecer várias cópias da mesma mensagem, no caso de não desejar, ou ser incapaz de, reconhecer uma mensagem na hora em que aparece.

A janela da mensagem de alarme contém as opções que se seguem, desde que aplicadas ao alarme apresentado:

  • Confirmar o alarme ao carregar no botão Fechar. Isto fecha a janela (depois de um pedido de confirmação, se seleccionou a opção Confirmar a recepção).

  • Edite o alarme, carregando no botão Editar.... Isto mostra a janela de Edição do Alarme.

  • Mostrar as opções para adiar o alarme para mais tarde, carregando no botão Adiar.... Depois seleccione a opção Adiar para a data/hora de modo a indicar a data e hora em que a mensagem deverá ser mostrada de novo ou seleccione o Adiar durante o intervalo de tempo para indicar em que tempo a partir de agora (em horas e minutos) é que a mensagem deverá ser mostrada de novo. Depois, carregue em OK para remeter a mensagem de alarme para mais tarde e fechar a sua janela.

    Nota

    A hora para a qual é adiado um alarme deverá ser anterior à sua próxima ocorrência escalonada ou até à próxima chamada de atenção. Por essa razão, o botão Adiar... na janela da mensagem de alarme e o botão de OK na janela de adiamento, ficam desactivados um minuto antes da próxima ocorrência ou chamada de atenção.

    Lembre-se que, se estiver configurada uma chamada de atenção após o alarme, você pode adiar o alarme para depois da sua hora da chamada de atenção. Nesse caso, a mesma será suprimida.

    Nota

    O botão Adiar... não está disponível para os alarmes que são apresentados após a autenticação, devido ao facto de a opção Repetir após a autenticação ter sido seleccionada.

  • Pare de tocar o ficheiro de som do alarme, carregando no botão que mostra o símbolo para parar de tocar.

  • Se a mensagem do alarme foi criada ao arrastar um e-mail do KMail, poderá aceder directamente ao KMail, carregando no botão que mostra o ícone do KMail. Isto irá seleccionar e realçar a mensagem de e-mail na lista de pastas do KMail.

    Atenção

    Se os índices do KMail forem gerados de novo, a ligação à mensagem de e-mail do KMail será perdida.

  • O botão que mostra o ícone do KAlarm oferece uma forma conveniente de activar o KAlarm.

Também poderá escolher, na janela de Configuração, quais dos dois diferentes modos a usar nas janelas de mensagens de alarme:

  • Como uma janela normal. Neste modo, a captura do teclado é feita pela janela da mensagem de alarme logo que aparecer, por isso, se estiver a escrever alguma coisa na hora, os seus eventos de teclado serão desviados para ele em vez de ser para a sua aplicação original.

  • Como uma janela não-modal. Neste modo, não há captura do teclado quando aparecer a janela da mensagem de alarme, como tal não irá interferir com a sua escrita. Contudo, neste modo, a janela não tem barra de título, como tal não a poderá mover ou redimensionar.

Nota

Quando for apresentado um alarme por cima de uma aplicação do ecrã completo, esta aparece como uma janela não-modal, independentemente desta opção de configuração. Isto deve-se a uma limitação do sistema de janelas.

Posicionamento das Janelas de Mensagens

Poderá escolher, na janela de Configuração, qual dos dois esquemas a usar para posicionar as janelas de mensagens de alarmes:

  • As janelas aparecem o mais longe possível da posição actual do cursor. Isto minimiza o incómodo ao seu trabalho e minimiza também a possibilidade de aceitar sem querer o alarme.

  • As janelas aparecem no centro do ecrã. Para reduzir as hipóteses de aceitar por acidente o alarme, os botões na janela aparecem desactivados inicialmente, só ficando activos ao fim de algum tempo (configurável).

Se tiver diversas janelas ou mensagens de alarmes visíveis, podê-las-á espalhar pelo ecrã, de modo a ficarem todas visíveis, ou então agrupá-las todas em conjunto no canto superior esquerdo do ecrã, através da opção do menu VerEspalhar as Janelas. Se o desejar, poderá configurar uma tecla de atalho global para esta acção.