Capítulo 1. Introdução

O KAlarm permite-lhe escalonar a visualização das mensagens de alarme pessoais, a reprodução de ficheiros de som, a execução de comandos e o envio de e-mails.

No seu modo gráfico predefinido, o KAlarm mostra a lista de alarmes pendentes, apresentando as suas horas e os seus detalhes. O utilizador pode criar novos alarmes ou seleccionar alarmes existentes para modificar ou remover. Poderá ainda, opcionalmente, ver os alarmes que expiraram.

Ao configurar um alarme, poderá escolher se este se deverá repetir e se o mesmo deverá ser cancelado se não puder ser activado na hora agendada. Nos alarmes visíveis, poderá escrever o texto da mensagem de alarme, indicar um ficheiro de texto ou de imagem a mostrar ou indicar um comando para ser executado, cujo resultado será apresentado. Poderá também escolher a cor da mensagem de alarme, se esta se deve repetir, se deverá tocar um som ou falar o texto do alarme.

Os alarmes também podem ser escalonados a partir da linha de comandos, ou através de chamadas D-Bus de programas.

Quando uma mensagem de alarme atinge a sua hora, é mostrada em cada um dos ecrãs do KDE para garantir que você a vê. A janela da mensagem mostra a hora para a qual o alarme foi agendado. Tem normalmente uma opção de adiamento para lhe perguntar se o alarme deverá ser mostrado de novo mais tarde. Um exemplo de uma mensagem de alarme:


Mensagem de alarme

Quando o alarme tem atribuído um comando para executar ou uma mensagem de e-mail para enviar, o KAlarm não mostra nada.

O KAlarm mostra normalmente um ícone na bandeja do sistema, ainda que este possa ser escondido, se o desejar.