Activar/Desactivar os Alarmes

Os alarmes poderão ser activados e desactivados por inteiro ou individualmente:

  • A Monitorização de alarmes aplica-se aos alarmes como um todo. Quando a monitorização de alarmes está desactivada, o KAlarm deixa de verificar os alarmes e, como tal, não irá despoletar quaisquer alarmes. Quando a monitorização de alarmes estiver activa (a situação normal), todos os alarmes que não tenham sido desactivados individualmente irão disparar às horas apropriadas.

    Quando a monitorização dos alarmes estiver activa de novo, os alarmes que deveriam ter sido despoletados durante a sua desactivação serão agora activados (a menos que alguma opção de cancelamento posterior o impeça). Por outras palavras, a desactivação da monitorização dos alarmes tem o mesmo efeito que parar o KAlarm – os alarmes são adiados até à sua nova activação.

  • Os alarmes poderão ser activados ou desactivados individualmente, independentemente do estado de monitorização dos alarmes. Como tal, o estado de activado/desactivado dos alarmes individuais ficará inalterado se desactivar e voltar a activar a monitorização dos alarmes. Ao contrário da monitorização dos alarmes, que poderá potencialmente ser desactivada devido ao facto do KAlarm não estar a correr ou não estar a funcionar, os alarmes individuais só poderão ser desactivados, se usar os comandos do menu para o fazer.

    Quando um alarme for reactivado individualmente, não será despoletado agora, no caso de ter ficado fora de prazo durante a sua desactivação. Por outras palavras, a desactivação de um alarme individual cancela todas as suas ocorrências até ser activado de novo.

    O estado de activado/desactivado individual de um alarme é indicado pela sua cor na lista de alarmes (a cor é configurável na página Ver da janela de Configuração).

Para um alarme disparar, deverá estar activo individualmente, assim como a monitorização do alarme deverá estar activa.

Activar a Monitorização de Alarmes

Para a monitorização dos alarmes ocorrer, o KAlarm deverá estar em execução. Assim que executar o KAlarm, ele iniciar-se-á sempre que você iniciar uma sessão, a menos que o desactive posteriormente na página Geral da janela de Configuração.

Se a monitorização de alarmes estiver desactivada de momento, faça uma das seguintes acções para activar os alarmes:

  • Seleccione AcçõesActivar Alarmes.

  • Carregue com o botão direito do rato no ícone da bandeja do sistema e escolha a opção Activar os Alarmes no menu de contexto.

Desactivar a Monitorização de Alarmes

Poderá desactivar a nível temporário a monitorização dos alarmes que impede o KAlarm de mostrar os outros alarmes até que volte a activá-los, ou – assumindo que o KAlarm esteja configurado para ser iniciado após a autenticação – até à próxima vez que se autenticar.

  • Seleccione AcçõesActivar os Alarmes.

  • Carregue com o botão direito no ícone da bandeja do sistema e escolha a opção Activar os Alarmes no menu de contexto.

  • Execute o KAlarm com a opção da linha de comandos --disable-all.

  • Pare o KAlarm, como se encontra descrito em Sair do KAlarm.

Os alarmes poderão ser desactivados de forma permanente se optar que o KAlarm não deva ser iniciado no arranque da sessão, usando a página Geral da janela de Configuração.

Activar/Desactivar os Alarmes Individualmente

Para activar individualmente os alarmes que estejam desactivados de momento, faça uma das seguintes acções:

  • Seleccione um ou mais alarmes, carregando nos itens respectivos na lista de alarmes. Depois, escolha a opção AcçõesActivar.

  • Carregue com o botão direito do rato nos itens desejados na lista de alarmes e escolha a opção Activar do menu de contexto.

Para desactivar os alarmes individuais que estejam activos de momento, faça uma das seguintes acções:

  • Seleccione um ou mais alarmes, carregando nos itens respectivos na lista de alarmes. Depois, escolha a opção AcçõesDesactivar.

  • Carregue com o botão direito do rato nos itens desejados na lista de alarmes e escolha a opção Desactivar do menu de contexto.