Lista de Alarmes

A janela principal do KAlarm mostra a lista actual de alarmes pendentes, mostrando as suas horas, intervalos de repetição e textos de mensagens, os nomes dos ficheiros a apresentar, os comandos a executar ou os assuntos das mensagens de e-mail. (Para um alarme recorrente ou um alarme com uma chamada de atenção, a hora apresentada é a sua próxima hora agendada). Um ícone que se encontra à esquerda de cada texto/ficheiro/comando/assunto de e-mail do alarme indica o seu tipo.


Janela principal

Para um alarme repetitivo, a lista mostra a sua próxima hora de activação e o seu intervalo básico de repetição (isto é 1 Dia para uma repetição diária, 3 Semanas para uma repetição que se despoleta na Segunda e na Quarta na terceira semana e o Autenticação para um alarme que se repete depois da autenticação).

Se ocorreu um erro de execução da última vez que foi desencadeado um alarme de comando, ou da última vez que foi executado um comando pré- ou pós-alarme, será apresentada uma indicação do erro na coluna da cor, como se encontra descrito acima no Tratamento de Erros.

Alterar a Aparência da Lista de Alarmes

Os alarmes poderão ser ordenados por data/hora, intervalo de repetição, cor ou texto se carregar na barra de título da coluna apropriada. Para inverter o critério de ordenação, carregue no título da coluna de novo.

Você poderá, opcionalmente, mostrar o tempo restante até que cada alarme dispare, em conjunto com ou em vez da hora agendada do alarme. Para mostrar ou esconder a coluna da hora do alarme, seleccione VerMostrar as Horas dos Alarmes. Para mostrar ou esconder a coluna com o tempo que falta até disparar os alarmes, seleccione a opção VerMostrar a Hora Até Aos Alarmes. Pelo menos uma destas colunas é sempre visível.

Se usar diversos calendários de alarmes, poderá colorir os alarmes com diferentes cores para distinguir o recurso a que pertencem, seleccionando uma cor de fundo diferente para cada recurso (ver em Usar os Calendários).

Alarmes Arquivados

Por omissão, o KAlarm guarda os alarmes durante um período limitado, logo que tenham expirado ou tenham sido removidos. (Mas repare que os alarmes que você apagar só são guardados se já tiverem sido disparados pelo menos uma vez.). Poderá controlar se o KAlarm guarda os alarmes expirados, e durante quanto tempo, na janela de Configuração.

Os alarmes arquivados poderão ser mostrados na lista de alarmes se seleccionar a opção VerMostrar os Alarmes Arquivados. Para os esconder de novo, desligue a opção VerMostrar os Alarmes Arquivados.

Procurar na Lista de Alarmes

Poderá procurar na lista de alarmes para descobrir os alarmes que contêm um determinado texto de procura. Para invocar isto, seleccione a opção EditarProcurar.... Na janela de procura, seleccione os tipos de alarmes que deseja procurar. Para continuar a procurar por mais alarmes correspondentes, use a opção EditarProcurar o Próximo ou EditarProcurar o Anterior.

A procura é efectuada da seguinte forma:

  • Alarmes de texto: é pesquisado o texto da mensagem.

  • Alarmes de ficheiros: é pesquisado o local/URL do ficheiro.

  • Alarmes de comandos: é pesquisada a linha de comandos ou o programa respectivo.

  • Alarmes de e-mail: para além do assunto e do corpo da mensagem de e-mail, são pesquisados os destinatários e os URLs dos anexos.

  • Alarmes de áudio: é pesquisado o local/URL do ficheiro.

Nota

Só os alarmes que aparecem de momento na lista de alarmes é que poderão ser seleccionados para a pesquisa. Como tal, se desejar procurar nos alarmes expirados, terá primeiro de os mostrar como foi descrito na secção acima.