Ferramentas

Editor Molecular

O Editor Molecular permite-lhe ver e editar as moléculas com as bibliotecas do Avogadro 2.

Ao usar o painel de controlo à esquerda, poderá alterar os parâmetros de visualização, editar a molécula ou medir as moléculas. Existem três páginas neste painel: Visualização, Editar e Medir. No topo da janela, existe um controlo para seleccionar o Estilo do visualizador (poderá ser Bolas e Paus, Van der Waals ou Modelo de Arames). Os botões no fundo da janela poderão ser usados para Gravar a Molécula, Obter Moléculas Novas, Carregar a Molécula e Fechar a janela. Os ficheiros transferidos são gravados na sua pasta Documentos, onde os poderá carregar no editor.

A área de Estatísticas mostra o nome (se disponível), a fórmula e o peso da molécula.

A página Visualização pode ser usada para ver uma molécula carregada. Ao carregar o cursor do rato sobre a vista, poderá alterar o ponto de visualização. Use o botão esquerdo do rato para rodar a molécula, o botão direito do rato para a mover e o botão do meio do rato para ampliar.

A página Editar pretende servir para editar a molécula. Poderá adicionar elementos se os seleccionar na lista Elemento e carregar com o botão esquerdo do rato no painel de visualização à direita.

A página Medir pode ser usada para medir as distâncias e ângulos na molécula. Para efectuar as medidas, use as instruções indicadas no mapa.

o “Editor Molecular”

Tabela de Isótopos

A Tabela de Isótopos... mostra-lhe os isótopos dos elementos.

Existem tipos diferentes de isótopos, em que alguns são estáveis e outros não. Os isótopos instáveis podem decair como raios-alfa ou como raios-beta. Estas diferenças são codificadas através da utilização de cores diferentes.

A janela da “Tabela de Isótopos”

O Kalzium pode mostrar os isótopos para um intervalo de elementos

Desenhar os Dados

A janela Desenhar os Dados... permite-lhe desenhar alguma informação acerca dos elementos. O eixo dos X representa um intervalo de elementos (desde um número até outro mais elevado). Você define este intervalo com os campos Primeiro Elemento e Último Elemento da janela.

A janela para “Desenhar os Dados”

O Kalzium pode desenhar alguns dados para um intervalo de elementos.

Efectuar o Cálculo

A opção Efectuar o Cálculo é a calculadora do Kalzium. Esta calculadora contém uma grande variedade de calculadoras para diferentes tarefas, efectuando diferentes cálculos.

Poderá encontrar as seguintes calculadoras no Kalzium

Calculadora da massa molecular

Esta calculadora ajuda-o a calcular as massas moleculares das diferentes moléculas.

Pode indicar a forma curta dos nomes das moléculas e adicionar mais nomes alternativos.

a janela da “Calculadora de massa molecular”

O Kalzium calcula a massa molecular do fenol.

Calculadora de concentrações

Poderá calcular as quantidades que incluem

  • Quantidade de substância

  • Volume do solvente

  • Concentração da substância

Existe uma grande variedade de unidades para escolher, bem como diferentes métodos para indicar as quantidades.

a janela da “Calculadora de concentrações”

O Kalzium calcula os parâmetros da solução.

Calculadora nuclear

Esta calculadora tira partido dos dados disponíveis no Kalzium para prever as massas esperadas de um dado material ao longo do tempo.

a janela da “Calculadora nuclear”

O Kalzium calcula os parâmetros de decaimento do urânio.

Calculadora de gases

Esta calculadora poderá determinar os valores da temperatura, pressão, volume, quantidade de gás, etc. para os vários gases ideais e não-ideais.

a janela da “Calculadora de gases”

O Kalzium calcula os parâmetros do gás.

Calculadora de titeração

Esta calculadora tenta descobrir o ponto de equivalência de um medidor de pH, com base no ajuste óptimo da titeração com uma tangente hiperbólica. Podê-la-á também deixar resolver um sistema de equações de equilíbrio e ver como é que a concentração de uma espécie varia em função de outra.

Existem duas páginas na calculadora, nomeadamente:

Valores Experimentais

Poderá usar esta calculadora para desenhar o gráfico dos seus dados experimentais, obtidos durante uma titeração e descobrir o volume de equivalência. É altamente recomendado que introduza um número par de pontos, devido ao algoritmo de ajuste óptimo, ordenados pelo volume (o valor do eixo dos X).

Equações Teóricas

Aqui poderá preencher a tabela com as equações que tiver obtido previamente para o equilíbrio químico.

Por exemplo, se tiver esta reacção A + B -> C + D, então irá ter a equação K=(C*D)/(A*B), pelo que terá de escrever o K na coluna do Parâmetro e o (C*D)/(A*B) na coluna do Valor. Se quiser atribuir um valor conhecido a um parâmetro, poderá simplesmente escrever o valor numérico no campo Valor.

Por exemplo, poderá usar o sistema

A=(C*D)/(B*K)

K=10^-3

C=OH

OH=(10^-14)/H

H=10^-4

B=6*(10^-2)

Então, terá de escrever D como eixo dos X e A como eixo dos Y: assim, poderá descobrir como é que a concentração de A varia em função da concentração do D.

Nota

Por favor, não use parêntesis para os expoentes: o 10^-3 é correcto, enquanto o 10^(-3) não.

Os resultados poderão ser visualizados se carregar no botão Desenhar o Gráfico. No gráfico, aparece a vermelho a curva que aparecem com base nas equações teóricas, a azul os pontos experimentais e, a verde, a curva aproximada para os pontos experimentais. Poderá gravar o gráfico como uma imagem SVG.

a janela da “Calculadora de titeração”

Exemplo predefinido dos resultados de titeração.

Resolução de Equações

O Balanceamento de Equações permite ao utilizador resolver equações químicas. Aqui está um exemplo:

aH2O + bCO2 -> cH2CO3

A equação calculada será mostrada no topo da janela. Como poderá ver no primeiro exemplo, também poderá definir o valor de um ou mais coeficientes. Os outros coeficientes serão ajustados. Para além disso, é possível usar os parêntesis em torno dos elementos ou das cargas electrónicas, tal como aparece nos últimos dois exemplos.

a janela de “Balanceamento de Equações”

O Kalzium calcula o balanceamento das equações químicas.

Frases de Riscos/Segurança

As Frases R/S, também conhecidas como Indicações de Riscos e Segurança, indicações R/S, números R/S e frases R/S, são um sistema de códigos e frases de perigo para legendar os químicos e compostos perigosos. A frase R/S de um composto consiste numa parte de risco (R) e outra parte de segurança (S), sendo cada uma seguida por uma combinação de números. Cada número corresponde a uma frase. A frase correspondente a uma dada combinação de letras/números tem o mesmo significado em diferentes línguas.

a janela “Frases R/S”

O Kalzium pode mostrar as Frases de Riscos/Segurança

Glossário

O Glossário dá-lhe as definições das ferramentas mais usadas na química, assim como alguns dados de conhecimento geral. Do lado esquerdo das janelas, poderá ver a árvore de itens. No cimo, existem termos químicos, debaixo dos quais existe uma segunda árvore com ferramentas de laboratório.

No cimo da janela existe uma barra de procura. Se escrever na barra, as árvores ajustar-se-ão imediatamente. O pequeno botão à direita da barra de procura limpá-la-á.

o “Glossário”

Tabelas

As tabelas mostram-lhe as tabelas do alfabeto grego que é usado para apontar algumas entidades químicas e físicas, assim como os prefixos em latim e os números romanos que correspondem aos números árabes comuns.

a janela das “Tabelas”

Barra lateral

Introdução

Introdução

A página da Introdução é a primeira e mostra-lhe uma visão geral acerca do elemento sobre o qual o rato se encontra.

Ver

A página Ver é a segunda no painel de navegação.

São-lhe apresentados, em primeiro lugar, os seguintes ícones e texto:

A janela do “Estado da Matéria”

O Kalzium pode-lhe mostrar quais os elementos que estão sólidos/líquidos/gasosos a uma dada temperatura.

A página Ver pode ser usada para filtrar a tabela periódica. Por exemplo, esta funcionalidade permite-lhe explorar os elementos no período de tempo definido. Isto é óptimo para ter uma ideia de como variou a tabela periódica ao longo do tempo, à medida que foram descobertos cada vez mais elementos. Escolha a Data de descoberta na lista Gradiente. Se mover a barra, irá reparar que a cor de alguns elementos desaparece se a mover para a esquerda e voltará a aparecer se a mover para a direita. Do mesmo modo, o número irá variar de forma constante.

O número representa a data que está a ver de momento. Se você mover a barra para isto é 1856, você só irá ver os elementos que eram conhecidos em 1856.

o gradiente da “Data de descoberta”

A PSE no passado (elementos conhecidos em 1856)