Barras de Ferramentas

Estilo e posição da barra de ferramentas

O menu de contexto da barra de ferramentas tem várias opções para alterar a aparência da barra de ferramentas. Para mostrar este menu, carregue com o botão direito na barra de ferramentas onde deseja alterar as opções.

Poderá também carregar e arrastar uma barra de ferramentas desbloqueada pela pega do seu lado esquerdo com o botão esquerdo do rato para a mover para uma nova posição dentro ou fora da janela principal.

O submenu da Posição do Texto permite-lhe mostrar uma descrição de cada ícone da barra de ferramentas, quer por baixo quer ao lado do ícone, assim como mostrar apenas a descrição em vez do ícone. Por omissão, somente aparece o ícone, sem a descrição.

O submenu Tamanho dos Ícones permite-lhe escolher o tamanho dos ícones na barra de ferramentas. As opções são Predefinição, Pequeno, Médio, Grande e Enorme.

O submenu Orientação contém opções para colocar a barra de ferramentas no Topo, Fundo, Esquerda ou Direita da janela do KPlayer.

Janela de configuração da barra de ferramentas

Para configurar as barras de ferramentas do KPlayer, seleccione a opção para Configurar as Barras de Ferramentas... do menu de Configuração ou do menu de contexto da barra de ferramentas. Esta irá abrir uma janela como a seguinte.


Janela de configuração da barra de ferramentas

A lista por cima da janela mostra o nome da barra de ferramentas seleccionada e permite-lhe mudar para outra barra de ferramentas. A lista de Acções actuais mostra as acções incluídas na barra de ferramentas actual, enquanto a lista de Acções disponíveis mostra todas as outras acções que existem no KPlayer.

Os botões a meio da janela permitem-lhe incluir ou excluir acções da barra de ferramentas seleccionada e alterar a ordem dos botões e outros elementos da barra de ferramentas. O botão da seta para a direita coloca a acção seleccionada na lista de Acções disponíveis e a seta para a esquerda coloca a acção seleccionada para fora da barra de ferramentas, para a lista de Acções actuais. As setas para cima e para baixo movem a acção seleccionada na lista de Acções actuais para a frente e para trás na barra de ferramentas, respectivamente.

Para ser incluída numa barra de ferramentas, uma acção precisa de um ícone que aparecerá na barra de ferramentas, se a acção for mostrada como um botão. Algumas acções já têm ícones, mas para os outros é necessário escolher um. O botão para Mudar um Ícone... abre uma janela que lhe permite escolher um ícone para a acção seleccionada.


Janela para modificar o ícone

Quando a opção dos Ícones do sistema estiver seleccionada, a lista à direita permite-lhe seleccionar uma categoria de ícones do sistema onde poderá escolher um ícone. Por omissão, a categoria de Acções está seleccionada, onde aparecem os ícones de acções para o seu tema de ícones do sistema. Se tiver outros ícones que não os do tem de ícones do sistema para escolher, seleccione a opção Outros ícones e carregue no botão Escolher para abrir a janela normal para procurar a pasta onde os seus ícones ficam guardados. A opção para Procurar permite-lhe filtrar os ícones por nome.